quinta-feira, 2 outubro 2025
EDUCAÇÃO

Unicamp abre inscrições para a modalidade Enem-Unicamp 2026

Seleção terá novas modalidades de cotas para ampliar inclusão e diversidade no acesso à universidade
Por
Nicoly Maia
Ao todo, são oferecidas 425 vagas na modalidade Enem-Unicamp 2026. Foto: Thomaz Marostegan/Unicamp

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) abriu nesta quarta-feira (1) as inscrições para a modalidade Enem-Unicamp 2026. Os candidatos podem se inscrever até o dia 20 de outubro, exclusivamente pelo site da Comvest.

Taxa e gratuitade
A taxa é de R$ 45 e deve ser paga até 21 de outubro. Estudantes que já tenham obtido isenção no Vestibular Unicamp 2026 também estão dispensados do pagamento.

Vagas
São oferecidas 425 vagas na modalidade Enem-Unicamp 2026, destinadas a quatro segmentos de inscrição:

1) Pessoas que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública (ou que tenham obtido a certificação do ensino médio pelo Enem até o ano de 2016 ou a partir de 2025, ou ainda por exames oficiais);
2) Pessoas que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública e sejam autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas;
3) Pessoas optantes por cotas para Pessoa com Deficiência (PCDs);
4) Pessoas optantes por cotas trans, travestis ou não binárias.

Quem não pode
Pessoas que tenham cursado algum período do ensino médio em instituição privada, ainda que na condição de bolsistas, não podem concorrer às vagas da modalidade Enem-Unicamp, exceto os candidatos optantes pela reserva de vagas para PCDs e para pessoas trans. Também não podem participar aqueles que tenham concluído algum curso de graduação ou pós-graduação em instituição pública (federal, estadual ou municipal).

Cotas para pessoas trans
Para ter direito às vagas para pessoas trans, os candidatos deverão fazer sua autodeclaração, conforme previsto no artigo 14-K da Deliberação CONSU-A-032/2017, preencher o campo específico no formulário de inscrição e anexar um relato de vida (conforme modelo no Manual do Enem 2026), com a descrição da trajetória da transição de gênero e do processo de afirmação da identidade de gênero — entendidas como o conjunto de características que compõem a transexualidade, transgeneridade, travestilidade, transmasculinidade e/ou não binaridade.

A averiguação do relato de vida será realizada por uma Comissão de Verificação designada pela Comvest, presidida por docente, composta por um discente e um funcionário, com representação da Comissão de Gênero e Sexualidade da DEDH, sendo, dentre eles, pelo menos uma pessoa trans, travesti ou não-binária. O resultado preliminar da análise será divulgado na área logada do(a) candidato(a), na página da Comvest, no dia 24 de novembro de 2025.

Cotas para pessoas PCDs
Para ter direito às vagas para PCDs, os(as) candidatos(as) deverão atestar sua deficiência, conforme previsto no artigo 14-B da Deliberação CONSU-A-032/2017. Candidatos que desejarem optar pelas cotas para PCDs precisarão comprovar, por meio da documentação exigida, que atendem ao perfil estabelecido no edital do processo. 

O documento médico deverá ter sido expedido no prazo máximo de cinco anos a contar da data de início da inscrição, por um especialista na área; conter a descrição da deficiência e o Código Internacional de Doenças (CID) ou a Classificação Internacional de Funcionalidades (CIF), devidamente detalhada e justificada pelo(a) profissional; ser preenchido com letra legível, conter assinatura e carimbo do especialista, além do respectivo registro no CRM e/ou no conselho de classe, sob pena de ser considerado inválido.

A análise dos documentos médicos apresentados será realizada por uma junta de especialistas designada pela Comvest, com a participação da Diretoria Executiva de Apoio ao Estudantil e da Diretoria Executiva de Direitos Humanos. O resultado preliminar da análise será divulgado na área logada do(a) candidato(a), na página da Comvest, no dia 5 de janeiro de 2026.

Provas e convocação
As provas do Enem são de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação. Uma novidade deste ano é que haverá provas de Habilidades Específicas, no formato virtual, para os cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música.
Os programas das provas, calendários e orientações estão disponíveis no Manual de Ingresso Enem-Unicamp 2026 e na página da Comvest.

Chamadas
Haverá até cinco chamadas para matrícula online. As datas do calendário de matrícula coincidirão com as chamadas do Vestibular Unicamp 2026. A primeira convocação será no dia 23 de janeiro de 2026, com matrícula online nos dias 26 e 27 de janeiro.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também