
Com a inclusão de três novos livros, a Comissão Permanente para Vestibulares (Comvest), da Unicamp, divulgou a lista de leituras indicadas para os estudantes que prestarão o vestibular Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) nos próximos três anos, a partir da edição de 2027. A cada ano, são selecionadas nove obras para leitura, com três novas em relação ao ano anterior. A divulgação antecipada tem como objetivo permitir que as escolas se planejem e que os vestibulandos tenham mais tempo para se preparar para as provas.
Diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto ressalta que, independentemente da graduação a ser escolhida o repertório cultural trazido pela leitura é fundamental na formação dos futuros universitários.
“Acreditamos que, ao aprender a ler, o estudante adquire um repertório cultural fundamental, independentemente de seguir para cursos como Medicina ou Engenharia. A leitura é essencial para todos, especialmente para quem deseja ingressar na universidade.” Segundo o diretor, o intuito é diversificar a lista com obras clássicas e contemporâneas.
Para a edição de 2027, a lista de leituras passa a incluir as seguintes obras:
Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis;
Canções Escolhidas, de Paulo César Pinheiro;
Os Funerais da Mamãe Grande, de Gabriel García Márquez.
Para o Vestibular Unicamp 2028, as novas adições são:
O Direito à Literatura (capítulo de Vários Escritos), de Antonio Candido;
Os Quinze, de Raquel de Queiróz;
Quarenta Dias, de Maria Valéria Rezende.
Já para o Vestibular Unicamp 2029, as obras selecionadas são:
Broquéis, de Cruz e Souza;
Lésbia, de Maria Benedita Bormann;
Chá do Príncipe, de Olinda Beja.
Professor de Literatura, Sandro Gustavo Manoel destaca a relevância do retorno de obras clássicas como Memórias Póstumas de Brás Cubas, que é considerada pioneira do Realismo no Brasil, e Os Funerais da Mamãe Grande, de Gabriel García Márquez, que segue essa linha de crítica social e literária.
“É uma leitura que exige muita atenção. A Unicamp abordará elementos do enredo, a construção dos personagens e outros aspectos do estudo literário. O aluno precisa mergulhar nas obras e realizar uma leitura cuidadosa e detalhada”, afirma o professor.