A Prefeitura de Hortolândia inicia, na próxima segunda-feira (11), a entrega dos uniformes escolares para os cerca de 25 mil estudantes da rede municipal de ensino. O prefeito Angelo Perugini fará a entrega pessoalmente, em todas as escolas. A cada dia, serão quatro cerimônias de entrega em escolas diferentes. Até o dia 28, todos os alunos estarão com o kit de uniforme completo: duas camisetas e uma bermuda (kit de verão) e uma calça e uma jaqueta (kit de inverno).
No primeiro dia de entrega, a ação acontece nas seguintes escolas: Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Dra. Zilda Arns Neumann, no Jd. Estela (às 7h30); EMEIEF (Escola Municipal de Educação infantil e Ensino Fundamental) Bairro Três Casas, na Chácara Assay (às 10h30); EMEF Dona Ana José Bodini Januário, no Jd. Amanda I (às 13h30); e EMEF Renato Costa Lima, no Jd. Amanda I (às 16h30).
Os tecidos usados para confecção dos uniformes são de poliester e viscose para camiseta, além de poliamida e elastano para calça, jaqueta e bermuda. As peças foram produzidas por alunas do curso de Costura Industrial, oferecido por meio do CQPP (Centro de Qualificação Pessoal e Profissional), programa da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. De acordo com o diretor do Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária, Gerson Ferreira, esse mesmo modelo de uniforme custaria R$ 150, caso fosse comercializado, o que representa economia as famílias que receberão as roupas gratuitamente.
INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO
A Educação é uma das prioridades do prefeito Angelo Perugini, que investe em melhorias no atendimento aos alunos da cidade. Desde 2017, a Prefeitura oferece uma nova alimentação escolar, com a proposta de servir uma refeição mais saudável os estudantes das escolas municipais, estaduais e a ETEC (Escola Técnica Estadual) de Hortolândia, Centro Paula Souza. A Administração conta com um cardápio com frutas, verduras, arroz, feijão e carne, servidos diariamente a cerca de 43 mil alunos.
Outro investimento da Prefeitura está na ampliação do Programa de Educação Integral para 21 Emefs (Escolas Municipal de Educação Fundamental) do município, cuja ação proporcionará atendimento de 3,5 mil alunos. No ano passado, 15 escolas desenvolvem o projeto, que oferece aulas no período de manhã e a tarde.
A Administração ainda busca apoio do Governo Estadual para implantar uma Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) em Hortolândia, com a proposta de oferecer gratuitamente curso superior nas áreas de tecnologia. Para incentivar o jovem, a Prefeitura mantém o cursinho popular, para preparar a população para o Vestibular e para o Enem (Ensino Nacional do Ensino Médio). As inscrições estão abertas e as vagas dobraram de 60 para 120.