segunda-feira, 7 abril 2025
JORNADA DE ABRIL

MST ocupa Usina São José, apontada, pela Cetesb, como responsável por mortandade de peixes no Rio Piracicaba

Procurada, a empresa ainda não se manifestou sobre o caso
Por
Airan Prada
Manifestantes alegam que usina “destruiu” o Rio Piracicaba. Foto: Divulgação/MST

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) ocupa, nesta segunda (7), a Usina São José, em Rio das Pedras, na região de Piracicaba.

A empresa é apontada, pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), como responsável pela mortandade de peixes de julho de 2024 no Rio Piracicaba. A entidade chegou a suspender a licença ambiental da usina.

A companhia teria despejado melaço de cana-de-açúcar no manancial, o que causou a morte de mais de 235 mil peixes, ainda de acordo com o órgão ambiental.

Diversos integrantes do MST estão na frente da sede da Usina São José. Foto: Divulgação/MST

Foi estipulada, pela Cetesb, multa de R$ 18 milhões à companhia, que recorreu. O Grupo Farias, proprietário da Usina São José, passa por recuperação judicial.

Segundo o MST, “a ocupação faz parte da Jornada de Abril do MST quando famílias Sem Terra de todo o Brasil realiza ações para exigir a reforma agrária e denunciar o agronegócio.” O movimento pede que as terras da empresa sejam destinadas à reforma agrária.

Procurado, o Grupo Farias ainda não se manifestou sobre o caso. Quando isso acontecer, o posicionamento dele será inserido nesta matéria.

A cobertura completa do fato você segue acompanhando na TV TODODIA.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também