
O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) ocupa, nesta segunda (7), a Usina São José, em Rio das Pedras, na região de Piracicaba.
A empresa é apontada, pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), como responsável pela mortandade de peixes de julho de 2024 no Rio Piracicaba. A entidade chegou a suspender a licença ambiental da usina.
A companhia teria despejado melaço de cana-de-açúcar no manancial, o que causou a morte de mais de 235 mil peixes, ainda de acordo com o órgão ambiental.

Foi estipulada, pela Cetesb, multa de R$ 18 milhões à companhia, que recorreu. O Grupo Farias, proprietário da Usina São José, passa por recuperação judicial.
Segundo o MST, “a ocupação faz parte da Jornada de Abril do MST quando famílias Sem Terra de todo o Brasil realiza ações para exigir a reforma agrária e denunciar o agronegócio.” O movimento pede que as terras da empresa sejam destinadas à reforma agrária.
Procurado, o Grupo Farias ainda não se manifestou sobre o caso. Quando isso acontecer, o posicionamento dele será inserido nesta matéria.
A cobertura completa do fato você segue acompanhando na TV TODODIA.