
Hortolândia decidiu já adotar a nova medida que estpa em fase de implantação pelo governo federal no Sistema Único de Saúde (SUS). A novidade foi anunciada pelo Ministério da Saúde, nesta terça-feira (16/09).
Sem cartão do SUS
De acordo com o Ministério, o cidadão passa a ser identificado pelo nome e número do CPF, em substituição ao número do Cartão Nacional de Saúde. Com isso, quem for a uma UBS terá que apresentar o CPF para ser atendido.
Benefícios
Ainda segundo o ministério, a mudança traz mais facilidade para os usuários, que não terão mais que memorizar o número do cartão de saúde, nem carregar o documento. Já para os gestores da saúde pública, a mudança possibilita a integração de dados da população, proporcionando bases mais seguras e confiáveis para avaliar políticas públicas e combater fraudes e duplicidades.
Unificação de informações
Com a integração do CPF, o cidadão poderá ainda consultar seu histórico de saúde, dados de vacinação, dentre outras informações, por meio do aplicativo Meu SUS Digital, que substituiu o antigo Conecte SUS. De acordo com a Secretaria de Saúde, quem ainda não tem CPF será atendido normalmente nas UBSs.