Sábado, 27 Novembro 2021

Vacina mais rápida

CidadesCovid-19

Vacina mais rápida

Cidades da região confirmam redução para 21 dias no intervalo para segunda dose da Pfizer 

Para adolescentes, de 12 a 17 anos, ainda não há mudanças nos prazos, que continuam de 56 dias (Foto: Prefeitura de Santa Bárbara/ Divulgação)
Depois que o governo de São Paulo anunciou, na segunda-feira (18), a antecipação no intervalo de aplicação entre as duas doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19, três cidades da região já confirmaram nesta terça-feira (19) que vão passar a adotar o período menor indicado pela Saúde do estado. Americana, Santa Bárbara d'Oeste e Sumaré informaram que já a partir desta quarta-feira (20) passam a aplicar a segunda dose do imunizante da Pfizer com intervalo de 21 dias - e não mais de oito semanas, como vinha sendo desde setembro.

A antecipação vale para todos os públicos adultos, ou seja, acima dos 18 anos. Para adolescentes, de 12 a 17 anos, que só podem ser imunizados com essa vacina, ainda não há mudanças nos prazos, que continuam de 56 dias.

Com a decisão, quem já recebeu a primeira dose da Pfizer há mais de 21 dias (três semanas) não precisa mais aguardar e já pode procurar os postos de saúde em Americana, Santa Bárbara e Sumaré.

AMERICANA
A Secretaria de Saúde de Americana confirmou ontem que vai iniciar nesta quarta a aplicação da segunda dose da Pfizer com o novo prazo de intervalo, que passa a ser de 21 dias.

No entanto, os adolescentes não devem receber o reforço imediatamente.

Questionada sobre o público que poderá ser imunizado com o novo prazo, a prefeitura informou que, "de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, há cerca de 3.200 indivíduos acima de 18 anos, aptos a receberem a segunda dose. O município conta com oito mil doses, todas destinadas à segunda aplicação".

A Vigilância Epidemiológica de Americana orienta os moradores para se atentarem à data da primeira aplicação, que consta no cartão de vacinação. A partir desta data, o morador deverá contar 21 dias e então fazer o agendamento, que é obrigatório, para receber a segunda dose quando vencer esse prazo.

Em relação à vacinação dos adolescentes, suspensa no município para a primeira dose, a prefeitura alegou que não há reservas para este público. "Não existe reserva, pois os lotes são todos destinados para determinado público, os quais são rapidamente esgotados conforme a demanda existente".

A Secretaria estadual de Saúde foi questionada sobre a liberação de doses para atender à demanda da antecipação, o que informou depender do Ministério da Saúde.

SANTA BÁRBARA
A Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste também passa a adotar o intervalo de 21 dias para doses da Pfizer a partir desta quarta-feira (20) para toda a população adulta (acima de 18 anos).

Sem necessidade de agendamento, pessoas maiores de 18 anos que tomaram a primeira dose da Pfizer há 21 dias ou mais já podem procurar de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h30, os ginásios municipais "Djaniro Pedroso" (Rua Prudente de Moraes, 250, Centro), e "Mirzinho Daniel" (Rua Bororós, s/nº, Jardim São Francisco), e a Casa de Maria (Rua Mococa, 510, Jardim das Laranjeiras).

Já o prazo recomendado entre a primeira e a segunda dose do imunizante da AstraZeneca/Oxford segue em 12 semanas (84 dias), e no caso da Coronavac/Butantan, entre 21 e 28 dias depois da primeira dose. Somente a vacina da Janssen necessita de uma dose única para a imunização completa.

SUMARÉ
Em Sumaré, a aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer dentro do novo prazo de 21 dias também começa a valer a partir desta quarta-feira (20).

"Todas as pessoas que receberam a primeira dose da vacina Pfizer e já estão com data para a dose de reforço devem procurar uma das salas de vacinação nas unidades de Saúde ou no Centro Esportivo Vereador José Pereira, de segunda a sexta-feira, entre 9h e 15h. É necessário levar o comprovante de vacina", divulgou a prefeitura, em nota. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Novembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/