quarta-feira, 21 maio 2025
IMUNIZAÇÃO LIBERADA

Vacinação contra a gripe é ampliada para toda a população; veja onde se vacinar nas cidades da região

A medida foi adotada por determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
Por
João Victor Viana
A vacina contra a gripe previne complicações e mortes pela doença | Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) ampliou a vacinação contra a gripe nos 645 municípios do estado para toda a população acima dos 6 meses de idade. A medida começou a valer nesta terça-feira (20). As cidades da região aderiram à imunização, que é feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Neste ano, a vacina contra o vírus influenza foi incorporada ao Calendário Básico de Vacinação, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde (MS). Diante disso, a vacinação teve início para os grupos prioritários, que englobavam idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas.

Até a última quinta-feira (15), a cobertura vacinal contra a doença era de 24,41% no público-alvo em todo o estado de São Paulo. Dados da Pasta mostram, ainda, que o Dia D de vacinação contra a gripe, promovido no dia 10 de maio, aumentou em até três pontos percentuais a cobertura da vacina contra gripe.

A vacina contra a Influenza passou a integrar o calendário vacinal regular. Com isso, deixa de ser aplicada apenas em campanhas sazonais e passa a estar disponível durante todo o ano nas UBSs.

A SES-SP reforça que os grupos prioritários — formados por gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de seis anos de idade e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais (como doenças cardiorrespiratórias, obesidade mórbida, diabetes, entre outras) — devem se vacinar o quanto antes contra a gripe, pois são mais suscetíveis ao desenvolvimento de formas graves da doença.

ONDE TOMAR A VACINA CONTRA A GRIPE NA REGIÃO?

As cidades da região seguem as diretrizes do Governo de São Paulo e passam a aplicar a vacina para o público geral.

Em Americana, a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h — nas unidades dos bairros São Vito e Praia Azul, o atendimento se estende até as 20h.

Já em Santa Bárbara d’Oeste, a iniciativa segue nas 12 UBSs da cidade e nos Complexos Regionais de Saúde do Europa e do Jardim Pérola, de segunda a sexta-feira (exceto feriados e pontos facultativos), sem necessidade de agendamento.

Sete UBSs estarão atendendo para a aplicação da vacina em Nova Odessa. Centro, Jardim São Jorge, Jardim São Manoel, Jardim São Francisco, Jardim Alvorada,  Jardim Marajoara e Jardim Nossa Sra de Fátima. Com atendimento das 7h30 às 15h30.

As doses podem ser recebidas em Sumaré de segunda a sexta-feira, nas salas de vacina das Unidades de Saúde da Família (USFs). Na unidade do Viel, o atendimento é feito todos os dias, das 9h às 14h30. Já no Cruzeiro é de quarta-feira, das 9h às 15h30. No Módulo SOMA, a vacina está disponível terça e quinta-feira, das 9h às 14h30. 

A imunização em Hortolândia é feita nas UBSs, diariamente das 7h30 às 15h30. Além disso, as unidades do Amanda II, Dom Bruno Gamberini, Rosolém e Santa Clara, ficam abertas até 17h30, e do Figueiras presta atendimento até 18h30.

As 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Paulínia — Jardim Amélia, Betel, Centro, Centro II, Cooperlotes, Jardim Planalto, João Aranha, Monte Alegre, Parque da Represa e São José — também estão atendendo ao público. As UBSs do Centro, Jardim Planalto, Monte Alegre e São José funcionam até às 19h.

Em Campinas, as vacinas estão disponíveis durante todo o ano nos 68 Centros de Saúde distribuídos pelos seis Distritos de Saúde da cidade, para pessoas de todas as idades.

Para receber a dose em qualquer uma das unidades de saúde, é necessária a apresentação de documento pessoal com foto, CPF ou Cartão SUS.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também