A vacinação dos idosos com mais de 85 anos contra o coronavírus, programada pelo Governo do Estado para começar na segunda-feira (15), foi antecipada e começa nesta sexta-feira (12). No mesmo dia, também começarão a receber a segunda dose da vacina em todo estado de São Paulo os trabalhadores de saúde, indígenas e quilombolas. O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB) em coletiva nesta quarta (10).
A antecipação da data se deu após a chegada de mais vacinas do Butantan e insumos para a produção da mesma nesta semana. “O governo conseguiu acelerar seu cronograma com a distribuição antecipada da vacina do Butantan. Serão mais de 900 mil doses para idosos do estado. Nesta nova fase (de idosos de 85 a 90 anos) serão vacinados 309 mil idosos”, relatou.
Com a entrega de vacinas a partir de 23 de fevereiro que serão produzidas pela Butantan após a chegada de insumos, Doria informou ainda que a vacinação para idosos com mais de 80 anos começará em 1º de março em todo o estado de São Paulo. O governador revelou ainda que já são mais de 1 milhão e 50 mil vacinados no estado. “O ritmo da vacinação, desde que começou em 17 de janeiro, é quatro vezes mais rápido que o registro de novos casos, que foram 260 mil até 10 de fevereiro”, declarou.
A região recebeu terça (9) um novo lote de doses da vacina contra a Covid-19 fabricada pelo Instituto Butantan, a CoronaVac. Foram 14,5 mil unidades distribuídas a Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara e Sumaré. Com os novos imunizantes, a região chegou à marca das 43 mil doses recebidas e já ultrapassou 18 mil imunizados, entre profissionais da saúde, idosos moradores de asilos e idosos com mais de 90 anos.