O frio de 12º graus não foi suficiente para espantar a população da região de prestigiar mais um dia de rock no Santa Bárbara Rock Fest 2023. Com shows de Supercombo e Biquíni, o evento mais uma vez arrastou milhares de pessoas ao Complexo Usina no último sábado (26).
O público não se entregou apenas aos grandes shows da noite como também se jogou de cabeça aos artistas regionais que estiveram espalhados entre os palcos gig, jam, air e águia. Além das grandes nacionais, o evento trouxe shows de Confraria Rock Club, Radioativa, Trinado, Bruxax, Pangarés Selvagens, Banda Índigo, Lopine, Insane Trip, Avril Lavigne Experience, Rygel, Dynasty Kiss Cover, Hellskitchen e Frann Azalim Rock Club.
Em entrevista exclusiva para a Rede TODODIA, o prefeito de Santa Bárbara d’Oeste Rafael Piovezan (MDB) se mostrou satisfeito por mais um ano estar na administração durante o festival e comentou a respeito do processo de escolha dessas bandas, desde as mais famosas até as bandas que estão em início de carreira.
“É andando no festival que você vai escutando as boas ideias do pessoal. Depois nós fazemos um estudo para contemplar todos os gostos. Eu acho que é fundamental você respeitar todos os gostos, trazer as bandas autorais e abrir esse espaço para que elas possam iniciar o seu trabalho em um festival que já ganhou grande repercussão aqui no estado e até do ponto de vista nacional”, complementa o prefeito.
Piovezan afirma que a cultura faz parte de uma das prioridades do seu plano de governo, com um fator de qualidade de vida para o município. “Por trás de tudo isso, como eu falei, a gente tem a economia circulando, a possibilidade de dar esse espaço pra todo mundo ser visto e por trás toda essa parte da economia criativa funcionando e dando certo. Eu acho que essa é uma vertente importante que a gente adotou enquanto política pública em Santa Bárbara do Oeste, de incorporar a cultura como um fator de geração de emprego, de economia criativa, da possibilidade das pessoas terem o espaço pra apresentarem a sua arte”, finaliza.
Supercombo
A banda de rock alternativo, fundada em 2006, de grandes sucessos como “Piloto Automático” e “Amianto”, vieram pela primeira vez a Santa Bárbara d’Oeste trazendo a nova turnê “Remédios” – nome do álbum lançado em 2023 pela banda.
Desde maio de 2016 que a banda não vem às cidades da região, sendo a última em Nova Odessa. Para a rede TODODIA, a banda comentou que o show de ontem foi um dos melhores shows da turnê até o momento e que se sentem emocionados com o público cantando todas as músicas.
“Foi emocionante, ainda mais que viemos de outro show. Estávamos cansados, chegamos sem saber ideia do que esperar, mas a gente lavou a alma. Amamos tocar para esses lados e a estávamos devendo mesmo, entregamos um ‘showzão’ e foi massa”, disse Léo Ramos, vocalista da banda. “Eu não estava esperando que tanta gente cantaria as músicas novas e foi o máximo. Em vários momentos eu até tirava o meu fone pra ouvir a galera”, complementou o baterista André Dea.
Os artistas reforçaram que o álbum novo gravado após a pandemia é o favorito da banda e ver a boa recepção do público barbarense. “Santa Bárbara está de parabéns. Foi lindo demais. Estamos apaixonados pelo disco e felizes dele estar tocando por aí”, completou a baixista e vocalista Carol Navarro. “Lançar um disco aqui é muito legal. Pra mim e pra banda esse é o melhor disco desde 2019”, completou Paulo Vaz, tecladista da Supercombo.
Biquini
O pequeno atraso da banda Biquini, antiga Biquini Cavadão, não desanimou o público que esperava ansiosamente pelo show. A banda movimentou o público que mantinha todos clássicos da banda na ponta da língua.
Bruno Gouveia (vocal), Miguel Flores (teclados), Álvaro Birita (bateria) e Carlos Coelho (guitarra) encerraram a noite de sábado com chave de ouro, convidando até mesmo público para cantar ao palco. Aos gritos de “eu não vou embora” e súplicas por mais uma música, a banda se despediu dos palcos com o caloroso grito dos fãs e admiradores.
Público total
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste informou que o evento atingiu a capacidade total de 14 mil pessoas em ambos os dias, mas informou que a quantidade total de público rotativo será divulgada apenas no final do evento. O secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix, destacou o festival como referência no cenário nacional, considerando esta edição “memorável”.
“Essa edição do Santa Bárbara Rock Fest fidelizou como o maior festival de rock de bandas independente do Brasil. Tempos um público que vem de toda a nossa região e de outros estados. Vieram de vans e ônibus. É referência em ser gratuita, fazendo com que o cenário do rock se consolide e o festival se desponte nesse sentido. O público comparece em peso, as bandas dão show e será memorável”, disse Evandro.