Uma van escolar com alunos, mas sem motorista, desceu por um trecho da Rua Juliana Fontana da Rocha, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia. Desgovernado, o veículo só parou ao atingir um trailer e um poste da rede elétrica, já quase alcançando a área verde da Rua Florisvaldo de Oliveira.
O acidente aconteceu por volta do meio-dia da última sexta-feira (23). Ninguém ficou ferido, segundo moradores da rua. “Graças a Deus não foi nada de grave. Ninguém se machucou. Foi só o susto pra todos que estavam no veículo e pra nós moradores da rua onde aconteceu”, confirmou a vizinha Beatriz Souza.

No momento do incidente, o veículo havia feito uma parada para o desembarque de alunos. Neste trecho, a via pública tem um declive acentuado.
Crianças entraram em desespero dentro da van
Imagens captadas por uma câmera de vigilância mostram a van escolar, com a porta de correr e as portas do motorista e do passageiro totalmente abertas, já desgovernada, sem motorista, descendo a rua de ré. As crianças gritam, em pânico.
É possível ver também as crianças no interior do veículo, enquanto uma profissional da empresa, que seria a própria motorista, corre atrás segurando a porta do passageiro.
Um vizinho que percebeu o perigo teria pulado na van pela porta do motorista, para tentar acionar os freios, mas isso não aparece nas imagens. Também não está claro se havia monitor presente ou apenas a motorista.
Em seguida, uma criança pula para fora da van pela porta corrediça no exato momento em que ela atinge um trailer e tem a porta do motorista quase arrancada. A criança rolou pelo asfalto, mas não há informações de que tenha se machucado.
Mais alguns metros abaixo, a van bate de traseira em um poste e finalmente para. Outros moradores correm para socorrer as crianças.
Veículo parou perto de cruzamento e caso é apurado
A van parou a menos de dez metros do cruzamento, onde uma motocicleta é vista passando. Do outro lado, cruzando a Rua Florisvaldo de Oliveira, fica a área verde onde a Prefeitura de Hortolândia realiza a recomposição de solo para a implantação de um parque socioambiental.
A van presta serviços de transporte escolar de estudantes de um colégio particular da cidade. As causas do acidente estão em apuração, mas a suspeita é de que tenha ocorrido uma falha no freio de mão do veículo. Não há informação se o incidente foi registrado ou se é apurado pelas autoridades de Hortolândia.
Prefeitura diz que não atendeu ocorrência
A Prefeitura de Hortolândia informou, em nota, que não realizou atendimentos relacionados a acidentes de trânsito no local.
A Prefeitura foi questionada também sobre a regularidade do serviço prestado pela empresa responsável pela van e se o veículo passou por vistoria para o ano letivo de 2026, mas não se posicionou até o fechamento desta edição. O espaço segue aberto.





