
O vandalismo dos pontos de ônibus coletivos urbanos e metropolitanos vem prejudicando os usuários dos sistemas em Hortolândia. Equipes da Prefeitura realizam periodicamente a manutenção dos dispositivos públicos com o objetivo de oferecer peças adequadas ao uso da população. Atos como estes podem ser qualificados como crimes contra o patrimônio público.
Apenas no segundo semestre de 2025, a Administração Municipal concluiu a reforma de abrigos de ônibus localizados no Jardim Amanda, Jardim Nova Europa, em frente ao Supermercado GoodBom da avenida da Emancipação e na nova rua projetada em frente ao Paço Municipal Palácio dos Migrantes, no Jardim Novo Ângulo.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, três destes abrigos, um em frente ao Supermercado GoodBom e outro no Jardim Amanda, foram alvos recentes de novos casos de vandalismo.
Vandalismo causa riscos a quem utiliza
Recentemente, o abrigo da Avenida da Emancipação teve o suporte que segura a cobertura removido. A ação prejudica o funcionamento do dispositivo e causa riscos a quem utiliza o transporte coletivo municipal e intermunicipal.
No Jardim Amanda, a peça foi danificada com diversas pichações. Outro abrigo, localizado na rua Jair Silva Guimarães, no Jardim Malta, também foi vandalizado, recebe conserto e, no próximo mês, será recolocado no local.
A manutenção, remoção e conserto dos abrigos acontece seguindo cronograma de ações previstas pela Prefeitura. Vandalismo é crime. A população pode contribuir, denunciando casos de vandalismo pelo telefone 153 da Guarda Municipal.
Abrigos substituídos ou consertados em 2025:
– Avenida Tarsila do Amaral, no Jardim Amanda
– Cruzamento entre as ruas José Bonifácio e Tiradentes, no Jardim Amanda
– Rua Cordilheira dos Andes, no Jardim Nova Europa
– Avenida da Emancipação, em frente ao Supermercado GoodBom
– Em frente ao Paço Municipal Palácio dos Migrantes, no Jardim Novo Ângulo





