Domingo, 17 Outubro 2021

Variante delta entra na pauta de prefeitos da Região Metropolitana de Campinas nesta terça

CidadesCovid-19

Variante delta entra na pauta de prefeitos da Região Metropolitana de Campinas nesta terça

Encontro do Conselho, hoje em Americana, deve discutir medidas diante dos primeiros casos na região 

Conselho da RMC | Imagem da mais recente reunião de prefeitos da região (Foto: Divulgação)

A confirmação dos dois primeiros casos de infecção pela variante delta da Covid-19 na região de Campinas deve constar da pauta de debates dos 20 prefeitos da RMC (Região Metropolitana de Campinas), que estarão nesta terça-feira (17), a partir das 9h, em Americana, para reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC.

Os casos da variante delta do novo coronavírus foram confirmados na sexta-feira pela Secretaria de Estado da Saúde, em pessoas de Valinhos e Itapira. Os registros acontecem em meio à mudança de fase do Plano São Paulo, que a partir de hoje zera as restrições ao comércio e aos serviços, juntamente com queda na ocupação de leitos hospitalares de UTI no estado.

O prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, Gustavo Reis, afirmou ontem ao TODODIA que um dos objetivos do encontro dos prefeitos nesta terça é discutir se a região adotará medidas mais rígidas por conta da chegada da variante delta.

"Haverá um debate sobre quais medidas serão adotadas a partir dos números apresentados pela DRS VII [Departamento Regional de Saúde de Campinas, que engloba 42 cidades]", comentou Reis.

Os casos vêm sendo monitorados a fim de identificar se foram contraídos nos próprios municípios ou se foram "importados" de outras cidades.

Pesquisas apontam que a variante delta é mais transmissível e mais nociva ao sistema imunológico do que as outras mutações do novo coronavírus. O primeiro caso detectado em São Paulo foi no dia 5 do mês passado.

De acordo com o novo diretor-executivo da Agencamp (Agência Metropolitana de Campinas), o ex-secretário de Meio Ambiente de Americana, Odair Dias, o reitor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Antonio José de Almeida Meirelles, o Tom Zé, vai participar do encontro desta terça. "Nosso intuito é oferecer cerca de 400 leitos em um hospital metropolitano em parceira com a Unicamp", disse Dias.

Dias comenta que além das medidas para contenção do contágio pela variante delta, os membros do Conselho da RMC discutirão o Programa Municipal de Habitação de Interesse Social (HIS), o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), ações para enfrentamento à violência contra a mulher e a suspensão de mudanças na cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviços) por uma liminar concedida pelo ministro Alexandre Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 17 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/