
Uma empresa localizada na Rua Eugênio Bertine, no bairro São Luiz, em Americana, enfrenta há mais de 40 dias um vazamento de água que atinge a estrutura do prédio. Segundo o proprietário, o problema começou com um rompimento de rede na rua e, com o tempo, passou a afetar o interior do imóvel.
Inicio do vazamento
De acordo com o engenheiro e proprietário Wilson Sega, o DAE foi comunicado do vazamento no dia 9 de setembro, quando foi aberto um protocolo de atendimento. “É um volume enorme, é um rio que está saindo aqui. Além dessa perda de água, num momento de escassez, há risco de comprometimento da estrutura do prédio”, afirmou.
Wilson explica que, inicialmente, a água jorrava pelo asfalto, mas depois começou a sair pelo escritório da empresa, que fica em um nível mais baixo que a rua, a água percorre um caminho e atinge a estrutura, chão e banheiro do local. “Cada litro de água que está indo embora leva uma partícula de terra. Está ficando oco aqui embaixo. Ainda não trincou, mas vai ceder. Principalmente os muros”, disse o empresário.
A empresa afirma que já abriu protocolos, enviou fotos e até foi pessoalmente à unidade do DAE, mas não obteve retorno.

Outras reclamações
Durante a visita da equipe de reportagem, um vizinho, o empresário José Eduardo de Almeida, também relatou ter sido afetado. Ele é proprietário de uma empresa de peças e acessórios ao lado do imóvel atingido. “Eu já liguei no DAE. Falaram que o conserto seria feito em 10 a 15 dias, mas já faz três meses. Está infiltrando muita água pela parece e prejudicando o meu prédio também”, disse.
Para as empresas que sofrem com o vazamento o concerto deve ser realizado com mais agilidade. “É uma água tratada, com custo de captação e tratamento, que está sendo desperdiçada. É dinheiro público sendo jogado fora e prejudicando o setor privado. Isso aqui não pode continuar assim”, afirmou Wilson.
Posicionamento do município
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Americana, que se pronunciou por meio da seguinte nota:
“O DAE (Departamento de Água e Esgoto) informou que o serviço será executado nesta quarta-feira (15).”