quarta-feira, 1 outubro 2025
RECLAMAÇÃO

Vazamento em reservatório do DAE revolta moradores em meio à crise hídrica em Americana

Vídeos gravados por moradores mostram grande volume de água escorrendo pela rua
Por
Andressa Oliveira

Em meio à crise hídrica que atinge Americana, moradores do bairro São Roque denunciaram nesta terça-feira (30) um vazamento de água no reservatório do Departamento de Água e Esgoto (DAE), localizado em uma rua paralela à Avenida Europa. Vídeos gravados por moradores mostram grande volume de água escorrendo pela rua, o que gerou revolta diante do estado de emergência decretado pela Prefeitura.

São Roque
O vazamento ocorreu no Centro de Reservação São Roque (CR-8), responsável por abastecer diversos bairros, como São Roque, Parque Gramado, Vila Dainese, Jardim da Paz, Parque da Liberdade, Dona Rosa, Mário Covas, entre outros. “Hoje de manhã, por volta das 5h, a água já estava vazando. A gente está há quase um mês com abastecimento irregular, respeitando o pedido da Prefeitura, e mesmo assim o DAE desperdiça água desse jeito”, disse Carlos Eduardo Becker, morador da região há seis anos.

O vazamento ocorreu no Centro de Reservação São Roque (CR-8), responsável por abastecer diversos bairros. Foto: Carlos Becker

A empreendedora Laís Ferreira Batista também registrou o problema. Segundo ela, a água escorria com força pelas ruas. “O tanto de água que estava vazando dava para abastecer várias casas. Enquanto isso, tem gente passando dois, três dias sem água. Já são mais de 15 dias assim.”

A população alega que já fez diversas reclamações ao DAE, sem retorno. “Ligamos, mandamos vídeos, eles dizem que vão verificar, mas ninguém aparece. Nem o DAE, nem a Câmara Municipal”, acrescenta Carlos.

Carlos Eduardo Becker, morador da região há seis anos, reclama da situação. Foto:Ana Machado/TV TODODIA

O que diz o DAE
Em nota, o Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana informou que não há problemas técnicos no local e que o que foi registrado pelos moradores é um comportamento normal do sistema.

“Trata-se de um respiro do reservatório na chegada da água pela rede. Devido à pressão, ocorre um extravasamento, mas dura apenas alguns minutos. É algo normal ao encher um reservatório que estava vazio.”

A empreendedora Laís Ferreira Batista também registrou o problema. Foto:Reprodução/TV TodoDia Ana Machado

Mesmo com a explicação oficial, os moradores questionam a frequência e a intensidade do vazamento, e cobram mais transparência por parte do poder público.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também