domingo, 17 agosto 2025
PREVISÃO DO TEMPO

‘Veranico’ traz calor de até 34°C e baixa umidade para a região

A orientação da Defesa Civil é evitar o uso do fogo para limpeza de terrenos, não queimar lixo e jamais descartar bitucas de cigarro em áreas de vegetação
Por
Airan Prada
O Inmet alerta que a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30% durante as tardes. Foto: Arquivo/TV TODODIA

Cidades da região devem enfrentar um aumento significativo das temperaturas e baixa umidade relativa do ar nos próximos dias. Segundo o Climatempo, as máximas sobem de 28°C nesta segunda-feira (18) para até 33°C entre sexta (22) e sábado (23). Em Piracicaba, os termômetros podem marcar até 34°C, enquanto Sumaré deve alcançar 31°C. Em Limeira, o aquecimento será mais moderado, mas perceptível.

Em Campinas, a previsão aponta máximas de até 33°C no fim da semana, com umidade mínima em torno de 23%. Em Nova Odessa, os termômetros variam de 28°C a 32°C, enquanto Hortolândia pode registrar até 32°C. Em Paulínia, a expectativa é de calor semelhante, com máximas de 31°C a 32°C. Já em Americana e Santa Bárbara d’Oeste, as temperaturas devem oscilar entre 30°C e 32°C, sob baixa umidade. Em Cosmópolis, o aquecimento segue o mesmo padrão, com máximas próximas de 31°C.

Fenômeno de “veranico” em pleno inverno

De acordo com a Defesa Civil e o governo do Estado, a partir de quarta-feira (20) deve se instalar um “veranico”, fenômeno caracterizado por dias seguidos de calor intenso e tempo seco em pleno inverno, com duração prevista de três a cinco dias. Diferente de uma onda de calor, o veranico ocorre nesta estação e eleva as temperaturas a patamares semelhantes aos do verão.

A previsão indica que uma massa de ar seco, associada a um bloqueio atmosférico, permitirá a entrada de ventos quentes vindos do Norte e Nordeste, mantendo o céu aberto e ensolarado.

O tempo seco pode causar ressecamento da pele, irritação nos olhos, nariz e garganta. Foto: Divulgação/Defesa Civil

Umidade baixa e risco de incêndios

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30% durante as tardes, o que coloca a região em estado de atenção. A Defesa Civil reforça que esse cenário aumenta o risco de queimadas, que podem se espalhar rapidamente e trazer prejuízos ambientais, além de comprometer a saúde da população e colocar vidas em risco.

A orientação é evitar o uso do fogo para limpeza de terrenos, não queimar lixo e jamais descartar bitucas de cigarro em áreas de vegetação ou margens de rodovias. Em caso de incêndio, os órgãos recomendam acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, pelo 193, ou a Defesa Civil, pelo 199.

Cuidados com a saúde

O tempo seco pode causar ressecamento da pele, irritação nos olhos, nariz e garganta, além de agravar doenças respiratórias. Crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde crônicos são os mais vulneráveis.

Médicos e meteorologistas orientam aumentar a ingestão de líquidos, mesmo sem sentir sede, usar roupas leves, protetor solar e chapéus, além de evitar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h, quando o calor e o sol são mais intensos. Também é recomendado umidificar os ambientes com toalhas molhadas, bacias de água ou aparelhos umidificadores.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também