Quinta, 19 Mai 2022

Verão começa com projeção de menos chuvas na região

CidadesClima

Verão começa com projeção de menos chuvas na região

Estação mais quente do ano começou oficialmente às 12h59 desta terça; meteorologista do Cepagri reforçou que chuvas serão abaixo da média esperada

Verão | Menos chuvoso (Foto: Divulgação)

O verão começou oficialmente às 12h59 desta terça-feira (21), quando foi registrado o dia mais longo do ano. No chamado solstício de verão no hemisfério sul, o dia é mais longo e a noite mais curta. Progressivamente, as noites vão se tornando mais longas e os dias mais curtos até o solstício de inverno, no início da estação mais fria, em 21 de junho de 2022.

A explicação é da meteorologista Ana Ávila, do Cepagri/Unicamp, que também reforça a projeção de chuvas abaixo da média esperada para a estação. "O verão será de chuvas de normal a ligeiramente abaixo da média para o período. O maior déficit é esperado para fevereiro e, consequentemente, a temperatura poderá ser maior. De forma geral, haverá alta variabilidade também na temperatura, ou seja, dias com temperatura de normal a abaixo da média e dias quentes e secos (mais quentes que a média)".

Neste ano as chuvas já estão abaixo do previsto. Na medição do Cepagri, em Barão Geraldo, em Campinas, foram registrados 924 milímetros (mm) diante da média anual de 1433 mm. Já em Americana a nova estação chegou com a temperatura máxima de 33ºC aferida pelo Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas) e sem chuvas, após o órgão registrar 49,53 mm de precipitação no último sábado.

NATAL
Como sempre é recomendado, os cuidados devem prevalecer, como evitar horários de sol entre 10h e 15h, o uso de filtro solar. Mas a estação começa com chuva na região, já que os modelos de previsão do tempo indicam chuva e declínio de temperaturas nos dias precedentes ao Natal. "Chuvas são esperadas entre os dias 22 e 23, em virtude da aproximação de passagem de uma frente fria, e serão seguidas por declínio nas temperaturas. No dia 23, a condição de céu nublado a encoberto com chuvas proporciona temperaturas amenas e baixa amplitude térmica. O declínio (ou queda) das temperaturas será observado principalmente nas viradas dos dias 23 para 24 e, principalmente, 24 para 25, quando o dia amanhece com mínimas em torno de 13 ou 14ºC. Já a partir do dia 25, a menor cobertura de nuvens proporciona nova elevação das temperaturas.", detalha a meteorologista.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 19 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/