
A vereadora de Campinas Mariana Conti (PSOL) está entre os brasileiros capturados por Israel durante a interceptação da Flotilha Global Sumud, que levava ajuda humanitária à Faixa de Gaza. A informação foi confirmada pela assessoria da embarcação.
Quem estava junto com a parlamentar?
De acordo com a organização, ao menos 10 brasileiros e um argentino residente no Brasil estão entre os detidos. A lista inclui a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE), o ativista Thiago Ávila e outros participantes identificados como Ariadne Catarina Cardoso Teles, Magno de Carvalho Costa, Gabrielle da Silva Tolotti, Bruno Sperb Rocha, Lucas Farias Gusmão, Mohamad Sami El Kadri, Lisiane Proença Severo e Nicolas Calabrese (argentino).
A flotilha, formada por cerca de 50 embarcações com alimentos, água, medicamentos e brinquedos, tinha como objetivo romper o bloqueio imposto a Gaza. A delegação brasileira conta com 17 integrantes, enquanto mais de 500 pessoas de diferentes países participam da iniciativa.
Legislação
A organização classificou a captura como “ilegal”, lembrando que o direito internacional não autoriza ataques a embarcações em águas internacionais. Até a noite de quarta-feira (1º), pelo menos 178 ativistas haviam sido detidos, entre eles a ambientalista Greta Thunberg, segundo os organizadores.
O que diz Israel?
Israel, por sua vez, afirmou que a flotilha violava um bloqueio legal e foi escoltada até um porto. Já os ativistas denunciam a ação como uma medida ilegal contra uma missão humanitária não violenta.
A mãe da vereadora Mariana Conti divulgou um vídeo nas redes sociais fazendo um apelo direto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Peço ao presidente Lula que traga todos de volta em segurança. Eu assisti ao discurso dele na Assembleia Geral da ONU, quando ele criticou Israel, e tenho esperança de que ele possa agir agora para proteger minha filha e os outros brasileiros”, afirmou.
Essa é a mais recente tentativa marítima de furar o bloqueio israelense a Gaza, território devastado por quase dois anos de guerra. A flotilha esperava chegar ao destino na manhã desta quinta-feira (2), mas foi interceptada antes de atracar.