A precariedade da infraestrutura urbana em diferentes regiões de Americana tem mobilizado vereadores a apresentarem indicações e requerimentos em busca de soluções do Poder Executivo. Problemas relacionados à pavimentação, manutenção de vias públicas e limpeza de áreas verdes foram destacados em documentos protocolados na Câmara Municipal.
Pavimentação
O vereador Juninho Dias (PSD) solicitou a realização de operação tapa-buracos em toda a extensão da Estrada Ivo Macris, no Pós-Represa. Segundo o parlamentar, moradores e motoristas relatam que os buracos e irregularidades no asfalto dificultam a circulação e elevam o risco de acidentes.
Na mesma linha, o vereador Pastor Miguel Pires (PRD) pediu o recapeamento da Avenida Ângelo Pascote, no Loteamento Industrial Nossa Senhora de Fátima. A via, que concentra indústrias e comércios, estaria deteriorada em toda a sua extensão, com excesso de buracos que comprometem a mobilidade e o tráfego de veículos pesados.
Manutenção e limpeza
A vereadora Leonora Périco (PL) chamou a atenção para a situação de abandono de uma área verde no Parque da Liberdade, onde o acúmulo de entulho, lixo e resíduos sólidos tem causado transtornos à comunidade e riscos à saúde pública.
O vereador Marcos Caetano (PL) protocolou uma indicação na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando à Prefeitura a execução de limpeza de área pública na Rua Benedito das Chagas, localizada no Parque Gramado.

No documento, o autor aponta que moradores relataram o acúmulo de lixo, que tem favorecido a presença de animais peçonhentos , comprometendo a saúde pública e o bem-estar da população. “A limpeza do local é medida urgente e necessária para garantir melhores condições de segurança e qualidade de vida para todos que transitam pela região”, afirma Marcos.
Violência
Além das demandas de infraestrutura, a vereadora Professora Juliana (PT) protocolou requerimento aprovado em plenário, cobrando informações da Prefeitura sobre ações de combate à violência escolar, especialmente no enfrentamento ao bullying e ao cyberbullying.
As indicações referentes às vias públicas e à área verde serão analisadas pelo Executivo, enquanto o requerimento da educação obriga o envio de resposta formal.