sexta-feira, 5 setembro 2025
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Vereadores aprovam criação do ‘Prêmio Escola Sustentável’ na rede municipal de Sumaré

Proposta do vereador Ney do Gás, que incentiva instituições de ensino a implementarem práticas de sustentabilidade, recebeu 19 votos a favor
Por
Vagner Salustiano
Ney do Gás (à esq.) pesquisou iniciativas de outras cidades para formatar o PL. Foto: Vagner Salustiano/TV TodoDia

A Câmara de Sumaré aprovou na sessão da terça-feira (02), em regime de urgência, projeto de lei que institui o “Prêmio Escola Sustentável”. O projeto recebeu 19 votos favoráveis em plenário. A proposta é de autoria do vereador Ney do Gás (PV).

A proposta segue agora para análise e sanção do prefeito Henrique do Paraíso (Republicanos). O objetivo é incentivar instituições de ensino municipais a implementarem melhores práticas de sustentabilidade.

Critérios de avaliação
A proposta de Ney do Gás determina que os critérios de avaliação, a pontuação e os métodos de julgamento serão definidos em regulamento pela prefeitura. A competição será realizada anualmente e avaliará as escolas municipais com base em diversos critérios, como a adoção de práticas de gestão de resíduos sólidos, incluindo a redução, a reciclagem e a reutilização.

Também será avaliada a eficiência no uso de água e energia, com medidas que promovam economia e conscientização.

Outros critérios incluem a implementação de ações voltadas à educação ambiental, integrando professores, alunos e comunidade; a criação de hortas escolares e iniciativas que promovam a alimentação saudável; e soluções que contribuam para a sustentabilidade ambiental.

Prêmios
As escolas vencedoras serão premiadas com troféus ou certificados de reconhecimento, destinados à equipe gestora, professores e alunos.

Podem ganhar também recursos financeiros específicos para a implementação de novos projetos ou ampliação das práticas sustentáveis premiadas.

A divulgação do prêmio em canais oficiais do município será uma forma de valorizar as iniciativas e inspirar outras instituições de ensino.

Vereadores aprovaram o projeto na segunda, e agora ele segue para análise do executivo. Foto: Vagner Salustiano/TV TODODIA

Secretarias vão organizar
Ficará a cargo da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Sustentabilidade, a organização e a divulgação da disputa, além da criação de uma comissão avaliadora formada por especialistas em educação e sustentabilidade.

As secretarias ainda deverão acompanhar a execução das práticas sustentáveis nas escolas premiadas, garantindo a aplicação dos recursos recebidos.

“Em um cenário onde a preservação ambiental e a conscientização sobre o uso sustentável dos recursos naturais são cada vez mais urgentes, é fundamental que as escolas desempenhem um papel ativo na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a sustentabilidade. A educação ambiental, quando integrada ao currículo escolar, proporciona aos alunos não apenas conhecimento sobre os desafios ambientais globais, mas também sobre as soluções locais que podem ser aplicadas em seu cotidiano”, afirma o vereador na justificativa do projeto.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também