
A Zona Azul de Sumaré passará a contar com novas regras, como reserva de vagas para motoristas de aplicativo e redução do tempo para regularizar a situação dos veículos estacionados. As medidas fazem parte do projeto de lei aprovado pelos vereadores do município na sessão desta terça-feira (29). Proposta pelo prefeito Henrique Stein, o Henrique do Paraíso (Republicanos), a nova lei foi aprovada com 16 votos favoráveis e quatro contrários.
Com a alteração, ao receber o aviso de irregularidade do estacionamento, o motorista terá um período de duas horas e quinze minutos, a contar da emissão do aviso, para regularizar a situação do veículo. Neste caso, o usuário deverá pagar o correspondente a duas tarifas de Zona Azul. Se o motorista passar deste período, deverá pagar uma taxa correspondente a dez tarifas, o que deverá ocorrer em até 48 horas do aviso.
Antes da nova lei, a Legislação estipulava um prazo menor para regularização , de 24 horas, e o tempo para o pagamento das tarifas era maior, de 72 horas. .
Caso a irregularidade se mantivesse após esse período, o usuário pagaria o correspondente a dez tarifas de Zona Azul em até 72 horas do aviso.
Além da redução do tempo para regularização do estacionamento, a lei aprovada pelos parlamentares cria vagas exclusivas para embarque e desembarque de passageiros para carros de aplicativo, reduzindo o número de vagas para motoristas comuns. Os locais ainda serão definidos pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Rural. De acordo com a proposta, serão, no máximo, dez vagas dentro da área de abrangência da Zona Azul destinadas apenas para paradas rápidas, com o objetivo de embarque e desembarque de passageiros.