Os vereadores de Sumaré aprovaram, por unanimidade na sessão desta terça-feira (11), o projeto de lei que proíbe a nomeação de condenados por racismo para cargos públicos no município. Apresentado pelo vereador André Leal (PRD), a medida vale para cargos efetivos e cargos em comissão de livre nomeação e exoneração. Para o parlamentar, a proposta “é essencial para reforçar o compromisso do município de Sumaré com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, além de assegurar que os ocupantes de cargos públicos sejam pessoas que compartilhem e pratiquem esses valores.”
O presidente da Casa, Hélio Silva (Cidadania), elogiou a proposta. “Muito me contempla, pois também sou um homem negro. O racismo não pode existir em nenhum momento, não só no nosso município, mas no nosso país”, comentou.
Os vereadores aprovaram ainda outros cinco projetos, entre eles a proposta para instalação dos chamados “espaços motoboy”, destinado a entregadores. A medida prevê a construção dos espaços em todas as seis sub-regiões da cidade para que os profissionais que trabalham com entregas tenham mais segurança e comodidade enquanto aguardam pelas viagens. “O espaço motoboy irá permitir que esses usuários descansem, se protejam das chuvas, carreguem o celular, usem o banheiro entre vários outros benefícios”, justificaram os vereadores.
Identificação para portadores de síndrome de down e direito a acompanhante para mulheres
Os parlamentares também aprovaram a implantação da carteirinha de identificação para portadores de síndrome de down e o direito de mulheres a ter acompanhantes em consultas e procedimentos médicos, incluindo exames admissionais, demissionais e perícias médicas no município.
Mais crédito
Por 12 votos favoráveis e oito contrários, o projeto de lei que autoriza o Executivo a realizar operações de crédito até o limite de 20% da receita total estimada para o exercício de 2025. O vereador Lucas Agostinho (União Brasil), se posicionou contra a proposta.
“São 300 milhões, fora o adicional de juros. Precisamos ter coerência, qualquer ato que decidirmos hoje pode refletir nas próximas gerações”, afirmou Lucas. O parlamentar Rudinei Lobo (PSB) também se posicionou contra “Não deem esse cheque em branco”, pontuou.
Welington da Farmácia é indicado líder de governo
O vereador Welington da Farmácia (MDB), que já ocupou o cargo de presidente da Câmara e foi secretário de governo durante os mandatos de Luiz Dalben (PSD), foi indicado pelo prefeito Henrique Stein, o Henrique do Paraíso (Republicanos), como líder do governo na Casa. O anúncio foi feito pelo próprio Henrique durante a sessão.
![](https://s.tododia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/SITE-FOTOS-4-1-1024x576.png)