
O furto de cabos subterrâneos na Vila Santana, em Sumaré, que causou prejuízos estimados em R$ 100 mil em fevereiro deste ano, voltou à discussão com um requerimento apresentado por um grupo de parlamentares na Câmara de Vereadores. Os vereadores requeriam a investigação da suposta participação de servidores municipais no caso.
O requerimento, de autoria dos vereadores Rudinei Lobo (PSB), Lucas Agostinho (União Brasil), Geraldo Medeiros (PT), Rodrigo Digão (União Brasil) e Wellington Souza (PT), foi rejeitado por 15 votos contrários.
O documento questiona, entre outros pontos, o fato de os suspeitos do crime terem recebido acompanhamento do Departamento de Trânsito da Prefeitura durante a ação, o que levantaria dúvidas sobre os procedimentos de autorização e fiscalização para os serviços.
Segundo Lucas Agostinho, o objetivo da solicitação era investigar a situação e, caso necessário, abrir uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar o episódio de forma mais detalhada e com maior transparência.
“Precisamos de explicações das secretarias. Será que a prefeitura foi enganada? Ou havia pessoas ligadas ao governo envolvidas no furto, encobrindo o crime?” afirmou Agostinho.
Rudinei Lobo destacou que a questão gira em torno do fato de que um carro do Secretaria de Mobilidade e Ordem Pública estava acompanhando o serviço. Já o vereador Digão enfatizou a importância de garantir transparência, independentemente de qual grupo político esteja no poder. “A população é quem ganha com isso. E nós, vereadores, somos cobrados nas ruas”, comentou.
O pedido também foi motivado pela falta de respostas ao Ofício nº 021/2025, protocolado em 18 de fevereiro e reiterado posteriormente. O requerimento solicitava que a prefeitura respondesse quais os procedimentos para verificar a autenticidade das solicitações de acompanhamento do Departamento de Trânsito em serviços realizados em vias públicas; quem foi o responsável pela autorização do acompanhamento no caso da Vila Santana; e se existe documentação formal dessa autorização, entre outros detalhes.