quinta-feira, 18 abril 2024

Vereadores já articulam mudanças de partidos

Ao menos seis dos 38 vereadores de Americana e Santa Bárbara d’Oeste já confirmam que vão mudar de partido para disputar as eleições a prefeito ou ao Legislativo em 4 de outubro. Eles vão aproveitar a janela partidária, de 5 de março a 3 de abril, quando poderão mudar de partido por “justa causa”, sem perder o mandato. 

A janela partidária foi definida na Resolução nº 23.606/2019, publicada na edição do Diário de Justiça Eletrônico do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) do dia 27 de dezembro do ano passado. A resolução definiu as datas do Calendário Eleitoral para as Eleições 2020. 

As Câmaras da região estão em recesso legislativo e a expectativa é que a movimentação seja intensa a partir de fevereiro. Terão de avaliar a viabilidade eleitoral dos partidos em que se encontram e o voto para as legendas, para tentar emplacar a reeleição. É que nesta eleição será proibida coligação na chapa proporcional. 

AMERICANA 

Por enquanto, dois dos 19 vereadores de Americana confirmam abertamente que mudarão de partido. É o caso de Maria Giovana Duarte, que deixará o PcdoB para ingressar possivelmente no PDT, com vistas à disputa da eleição a prefeita. 

Desde o ano passado, a parlamentar anunciou à Executiva Municipal e Estadual do PCdoB que deixaria a sigla na janela partidária, por causa de “divergências ideológicas, de prioridades e de posicionamento como oposição”, segundo a assessoria de imprensa da vereadora. Conversas estão bem encaminhadas com o PDT, mas Maria Giovana ainda estuda três convites de outros partidos, ainda de acordo com sua assessoria. 

Outro que já confirma mudança de partido em 2020 em Americana é o vereador Renato Martins, que deve deixar o PDT para disputar a reeleição por outra sigla. Contudo, ele diz que ainda não definiu o novo partido, porque analisa convites. Martins disse que a tendência é de os parlamentares procurarem “legendas fortes” para garantir a reeleição, porque não haverá coligação para vereadores. 

SANTA BÁRBARA 

O vereador Carlos Fontes confirmou à reportagem ontem que trocará o PSD pelo PSL, para apoiar a candidatura a prefeito do seu filho, Marcos Fontes (que já integra o PSL). 

Além de Fontes, o vereador Gustavo Bagnoli é outro que garantiu que deixará o DEM, mas ainda não definiu a nova filiação. 

Joi Fornasari disse que ainda é “cedo”, mas analisa as propostas para deixar o Solidariedade. Avaliará as oportunidades até a data final da janela. Joi disse que vai estudar bem o assunto, para não tomar nenhuma decisão precipitada. 

O presidente da Câmara barbarense, Felipe Sanches, também confirma que vai sair do PSC, mas ainda não definiu o novo destino, porque estuda convites de algumas siglas para disputar a eleição majoritária. 

O vereador Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PL), confirmou que convidou Bagnoli e Sanches para ingressar no seu partido, mas ainda sem resposta. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também