Quarta, 25 Mai 2022

'Via Rápida' promete desburocratizar vida do empreendedor em Sumaré

'Via Rápida' promete desburocratizar vida do empreendedor em Sumaré

Ferramenta digital do governo paulista que permite ao empreendedor realizar pela Internet desde pedidos de abertura de empresas a emissão de licenças

Ferramenta digital do governo paulista que permite ao empreendedor realizar pela Internet desde pedidos de abertura de empresas a emissão de licenças para atividades econômicas -, o "Via Rápida Empresa" já contabiliza 90 atendimentos a empresas em pouco mais de um mês de sua implantação em Sumaré. O balanço foi divulgado ontem pela prefeitura. 

Criado para diminuir a burocracia e incentivar a atividade empresarial, o sistema está em fase de adaptação na cidade desde 10 de dezembro de 2019, e neste curto período já se mostra importante para a classe empreendedora. 

Sumaré é uma das cidades paulistas conveniadas ao programa, que oferece os serviços de pesquisa de viabilidade, registro empresarial, inscrições tributárias e licenciamento de atividades. Por meio de plataforma on-line, no Integrador Estadual Paulista (módulo estadual de licenciamento), o sistema integra os dados dos diversos órgãos estaduais, municipais e federais. Coordenado pela Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), o serviço integra também Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Cetesb. 

Pela plataforma, o empreendedor obtém acesso facilitado aos serviços para abertura, alteração e baixa de empresas - já que o sistema permite a troca de informações com os órgãos e entidades de todas as esferas responsáveis. 

A partir do Integrador Estadual da plataforma, todas as informações são prestadas em um único lugar, não sendo mais necessário, segundo a prefeitura, comparecer em todos órgãos, como prefeitura, Receita Federal, Corpo de Bombeiros, Cetesb, etc. Todo o processo é feito no portal, de forma online e sem sair de casa, dando simplicidade aos mecanismos de registro. 

Ao efetuar todos os procedimentos de registro e legalização da empresa pela Internet, o sistema reduz a espera, simplifica os processos e diminui a burocracia. 

Em Sumaré a gestão do sistema é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura, com o apoio de outras Secretarias municipais - que também respondem pelo processo de abertura e alteração de empresas. 

"O Via Rápida Empresa reduz a burocracia na obtenção de licenças, principalmente para as atividades consideradas de baixo risco. O sistema facilita a vida dos empreendedores, impactando positivamente no desenvolvimento local e na geração de emprego e renda", avalia o prefeito Luiz Dalben (PPS), nesse primeiro mês de atividades do programa na cidade. 

Para obter o licenciamento é necessário o certificado digital dos sócios ou do responsável pelo cadastro da empresa na Receita Federal. 

"Estamos em fase de adaptação por ser um sistema novo, que começou a operar em dezembro, e culminou com o recesso do final de ano. Já iniciamos 2020 com o sistema funcionando normalmente. A média de espera de aprovação da empresa tem sido de 10 a 15 dias", explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Sumaré, Claudio Padovani. 

O processo de registro empresarial envolve quatro fases: a viabilidade, o preenchimento do Coletor Nacional, o Registro no órgão competente e o licenciamento das atividades. 

"O envio dos documentos poderá ser feito com certificado digital, sem necessidade de comparecimento presencial. Finalizado o registro, a etapa final do processo é o Licenciamento da Empresa. É por meio dele que é emitido o Alvará de Funcionamento, que autoriza a empresa iniciar suas atividades", finalizou Padovani. 

ACESSO 

Os empresários podem realizar o procedimento de licenciamento pelo portal do Via Rápida Empresa (www.jucesp.sp.gov.br). 

Mais informações na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que fica na Praça da República, 203, no Centro.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 26 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/