Assim como fez com a Área Azul, o prefeito de Americana, Chico Sardelli (PV), tem outro objetivo para esses primeiros dias no cargo. Antes da posse no dia 1º, o prefeito já havia revelado conversas com a Rumo Logística, empresa responsável, pela construção de um novo viaduto ao lado do Amadeu Elias, que também pode ser ampliado e reforçado.
O Viaduto Amadeu Elias voltou a ter mão dupla de direção no fim do ano passado, em decisão do então prefeito Omar Najar (MDB).
À época, Omar disse várias vezes que tinha dúvidas se era uma boa decisão. Entretanto, no caso da construção de novo viaduto ao lado pela Rumo, o ex-prefeito era a favor, mas disse já na época que ia deixar este problema para o prefeito que o sucedesse.
A empresa tem acordo firmado desde 2011 para construir um viaduto ao lado do Amadeu Elias e a obra segue sem previsão de início, apesar de diversas cobranças de Omar. A Rumo assumiu o compromisso como contrapartida pela duplicação da linha férrea, o que ficou em compasso de espera já que a Rumo aguardava a renovação do contrato de concessão da Malha Paulista do Estado por mais 30 anos, o que já aconteceu.
Em coletiva de imprensa antes da posse, Chico disse que pretende resolver os problemas do trânsito de Americana e que fará estudo para ver a possibilidade de reforçar e até ampliar o Amadeu Elias.
Além disso, Chico disse que está em conversas com a Rumo para a construção do tão esperado viaduto ao lado. “Para ligar do lado de lá do Werner Plass, com o lado de cá, mas será feito estudo, vamos ver logística”.
A reportagem questionou a Rumo, que disse estar em tratativas com a prefeitura “para discutir as obras de um novo viaduto (que ligará a Rua Dom Pedro II à Avenida Bandeirantes). As obras devem ser feitas quando for iniciada a duplicação da via férrea no município, conforme previsto no contrato da concessão da Malha Paulista. O prazo de execução das obras é de três anos”, diz a nota.
A prefeitura também foi questionada sobre a situação e se foi imposto um prazo para a empresa começar a projetar a obra – como já fez em outras cidades.
“Primeiro precisamos abrir licitação para contratar uma empresa especializada para fazer ensaios dos materiais do viaduto e avaliar sua resistência para possível ampliação de faixa de rolamento”, informou a prefeitura.
Segundo o Executivo, “a ideia principal seria aumentar mais uma faixa de rolamento do viaduto, com duas faixas Centro-bairro e uma faixa bairro-Centro”.
Na região, moradores torcem pelas melhorias no viaduto. Valdir Lazarini, autônomo, comemorou a volta da mão dupla no Amadeu Elias. “Antes eu tinha que fazer uma volta grande. Vai melhorar muito se ampliar e reforçar”. Joana Darc Dias, comerciante, faz coro. “Se ampliar fica ótimo, sou a favor, vai beneficiar a todos”.
Conforme noticiado pelo TODODIA no fim de dezembro, enquanto a situação não anda em Americana, a Rumo Logística já apresentou os projetos de construção de viadutos sobre a linha férrea em Sumaré e Hortolândia.