O viaduto da alça de acesso à Hortolândia, em construção no quilômetro 5 da Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), na altura do bairro Chácaras Boa Vista, começa a receber os pilares de sustentação.
Na manhã de ontem (30), o prefeito Angelo Perugini (PDT) visitou a obra, uma parceria da Prefeitura de Hortolândia com o Governo do Estado. A ação faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da prefeitura.
De acordo com a concessionária Rodovias do Tietê, que administra a SP-101 e realiza a obra, esta etapa será concluída em aproximadamente quatro meses.
Os pilares são feitos de ferro e concreto. Ao todo, serão instaladas 12 peças que sustentarão o viaduto da nova entrada da cidade.
Quem passa pela rodovia já pode acompanhar o volume de trabalho. Além da instalação dos pilares, que está em andamento, um dos lados da nova via marginal já foi asfaltado.
“Essa obra é muito importante para a nossa cidade porque dará acesso ao Corredor Metropolitano e à Ponte Estaiada. Será um dos grandes pontos de interligação da Região Metropolitana de Campinas. Com isso, pretendemos atrair mais empresas e investimentos. Esta nova entrada da cidade também vai acabar com o congestionamento diário, principalmente nos horários de pico, que acontece no trevo da EMS, na Avenida da Emancipação. Esta obra representa mais investimentos para a região e qualidade de vida para as pessoas”, explicou o prefeito.
Por meio desta alça de acesso, Hortolândia terá uma nova entrada, na altura do bairro Chácaras Nova Boa Vista.
A obra também proporcionará a ligação da rodovia com o Corredor Metropolitano Noroeste e a Ponte da Esperança (Estaiada), que integra as regiões Leste (Jd. Novo Ângulo) e Oeste (Jd. Amanda).
As obras complementares da via expressa de ônibus estão em realização pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) na região do Parque Peron.
A via nova marginal à SP-101, que faz parte deste pacote de obras, servirá para que os veículos que seguem de Campinas, sentido Hortolândia, alcancem a nova alça de acesso, que será construída sobre a rodovia. Além do trecho que está sendo asfaltado, outra parte da via marginal recebe intervenções de demarcação, terraplenagem e implantação de base para a pavimentação.