segunda-feira, 28 abril 2025
TRÊS ADIAMENTOS

Viaduto que liga Sumaré e Hortolândia deve ser finalizado em maio, afirma DER

Após um ano de atraso, as obras, que tinham previsão de entrega para fevereiro de 2024, ainda não foram concluídas.
Por
Isabela Braz
Intervenções fazem parte do programa SP pra Toda Obra| Foto: Divulgação/Governo de SP

Com um ano de atraso, as obras do viaduto que liga o Parque Bandeirantes, em Sumaré, ao Jardim Nova Europa, em Hortolândia ganharam uma nova data de entrega: maio deste ano. A previsão é da Prefeitura de Hortolândia e do Departamento de Estradas de Rodagens (DER-SP).

Com inauguração prevista inicialmente pelo Governo Estadual para fevereiro de 2024, o viaduto apresentava na data estipulada 74% das obras concluídas, fazendo com que a abertura da passagem que ligará as duas cidades fosse adiada para o segundo semestre do ano passado. Em seguida, durante visita ao dispositivo em outubro de 2024, o próprio governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou, novamente, o adiamento da inauguração, desta vez, para fevereiro deste ano, prazo que também não se cumpriu.

“O contrato do DER-SP para execução do viaduto teve início em junho de 2022 e passou por aditamentos em razão de especificidades da obra, como a inclusão da ligação com Sumaré, e interferência de uma linha férrea. Cabe à Prefeitura de Hortolândia finalizar a ligação com o município”, disse em nota.

Segundo o DER, apenas a parte da obra de responsabilidade de Hortolândia ainda não foi finalizada. Tanto o trecho de Sumaré quanto as intervenções do DER já foram concluídas.

Questionada pela equipe de reportagem da TV TODODIA, a Secretaria de Obras de Hortolândia informou que a parte do município está praticamente concluída, restando somente o serviço de pavimentação.

“De acordo com a Secretaria de Obras, a previsão é que esse serviço seja concluído em maio. A data de inauguração do viaduto fica a ser definida pelo DER-SP, órgão do governo do Estado”, traz a nota.

OBRA CUSTOU R$ 38 MILHÕES

A construção do viaduto ligando as cidades teve início em setembro de 2022 e conta com investimento de R$ 38 milhões em 225 metros de extensão, visa melhorar a mobilidade urbana e oferecer uma nova opção de acesso para pedestres e motoristas. Além dos dois municípios, a obra também deve impactar a região da Vila Padre Anchieta, em Campinas.

O dispositivo estará localizado na intersecção da Avenida Cristóvão Colombo e Estrada Municipal Américo Ribeiro dos Santos (SMR 385).

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também