
Com um ano de atraso, as obras do viaduto que liga o Parque Bandeirantes, em Sumaré, ao Jardim Nova Europa, em Hortolândia ganharam uma nova data de entrega: maio deste ano. A previsão é da Prefeitura de Hortolândia e do Departamento de Estradas de Rodagens (DER-SP).
Com inauguração prevista inicialmente pelo Governo Estadual para fevereiro de 2024, o viaduto apresentava na data estipulada 74% das obras concluídas, fazendo com que a abertura da passagem que ligará as duas cidades fosse adiada para o segundo semestre do ano passado. Em seguida, durante visita ao dispositivo em outubro de 2024, o próprio governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou, novamente, o adiamento da inauguração, desta vez, para fevereiro deste ano, prazo que também não se cumpriu.
“O contrato do DER-SP para execução do viaduto teve início em junho de 2022 e passou por aditamentos em razão de especificidades da obra, como a inclusão da ligação com Sumaré, e interferência de uma linha férrea. Cabe à Prefeitura de Hortolândia finalizar a ligação com o município”, disse em nota.
Segundo o DER, apenas a parte da obra de responsabilidade de Hortolândia ainda não foi finalizada. Tanto o trecho de Sumaré quanto as intervenções do DER já foram concluídas.
Questionada pela equipe de reportagem da TV TODODIA, a Secretaria de Obras de Hortolândia informou que a parte do município está praticamente concluída, restando somente o serviço de pavimentação.
“De acordo com a Secretaria de Obras, a previsão é que esse serviço seja concluído em maio. A data de inauguração do viaduto fica a ser definida pelo DER-SP, órgão do governo do Estado”, traz a nota.
OBRA CUSTOU R$ 38 MILHÕES
A construção do viaduto ligando as cidades teve início em setembro de 2022 e conta com investimento de R$ 38 milhões em 225 metros de extensão, visa melhorar a mobilidade urbana e oferecer uma nova opção de acesso para pedestres e motoristas. Além dos dois municípios, a obra também deve impactar a região da Vila Padre Anchieta, em Campinas.
O dispositivo estará localizado na intersecção da Avenida Cristóvão Colombo e Estrada Municipal Américo Ribeiro dos Santos (SMR 385).