sexta-feira, 10 outubro 2025
PRODUTOS INADEQUADOS PARA CONSUMO

Vigilância Sanitária de Americana apreende mais de 400 kg de carnes e frios em mercado

Entre os produtos descartados havia carnes bovinas, suínas, de aves e frios em condições inadequadas para consumo
Por
Nicoly Maia

A Vigilância Sanitária de Americana apreendeu e inutilizou, nesta quinta-feira (9), 436 kg de carnes e frios durante uma fiscalização de rotina em um mercado na Avenida Paulista. Entre os produtos descartados havia carnes bovinas, suínas, de aves e frios em condições inadequadas para consumo.

Áreas de manipulação interditadas
Durante a inspeção, os fiscais também interditaram as áreas de manipulação de alimentos, devido à falta de higiene e más condições de uso, além de duas câmaras frias que apresentavam sujeira acumulada e risco de contaminação cruzada.

O estabelecimento poderá seguir em funcionamento somente com a venda de produtos industrializados e devidamente embalados, até que todas as irregularidades sejam corrigidas e novas vistorias confirmem a adequação.

A Secretaria de Saúde de Americana reforçou que as fiscalizações seguem um cronograma regular. Foto: Vigilância Sanitária

Multas e interdições
Foram emitidos autos de infração por falta de higiene, auto de interdição parcial e auto de imposição de penalidade pela inutilização de produtos sem procedência ou vencidos, conforme determina a legislação sanitária vigente.

Segurança alimentar
A coordenadora da Vigilância Sanitária, Eliane Ferreira, reforçou que as fiscalizações são contínuas e têm como prioridade garantir a segurança alimentar da população. “Nosso objetivo é assegurar que os alimentos comercializados estejam dentro dos padrões exigidos. Quando identificamos irregularidades, agimos de imediato para eliminar riscos à saúde pública”, afirmou.

O diretor da Unidade de Vigilância em Saúde (Uvisa), Antônio Donizetti Borges, destacou que o trabalho da equipe é preventivo e educativo, mas também voltado ao cumprimento rigoroso das normas sanitárias. “A fiscalização é fundamental para manter a confiança da população na qualidade dos produtos oferecidos. Orientamos os comerciantes sobre boas práticas e, quando necessário, aplicamos as medidas cabíveis para proteger o consumidor”, explicou.

Fiscalizações seguem cronograma regular
A Secretaria de Saúde de Americana reforçou que as fiscalizações seguem um cronograma regular, priorizando locais que vendem alimentos perecíveis e de maior risco sanitário. Denúncias podem ser registradas pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), no telefone (19) 3475-9024.

Supermercado se manifesta
Procurado por nossa reportagem, o supermercado se manifestou por meio da seguinte nota: “Em relação a fiscalização ocorrida no dia 09/10, vem a público informar que todas as situações apontadas pelos agentes sanitários da Prefeitura de Americana estão sendo devidamente corrigidas. Eventuais falhas procedimentais identificadas serão revistas para melhorar os padrões de controle de qualidade já existentes”.

*Atualizado às 16h25

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também