sábado, 29 novembro 2025
SÁBADO EM FAMÍLIA

Visitantes aproveitam oficinas e atrações no Centro Ecológico de Santa Bárbara d’Oeste

Visitantes aproveitam oficinas e atrações no centro ecológico de Santa bárbara d’Oeste
Por
Nathalia Tetzner
Adultos e crianças participaram de ações educativas promovidas pelo CESB e DAE. Foto: TV TODODIA

Neste sábado (29), o Centro Ecológico de Santa Bárbara d’Oeste organizou o evento “CESB de Portas Abertas”, uma comemoração aos três anos de inauguração da unidade.

O dia foi repleto de atividades gratuitas e a programação contou com oficinas, ações educativas e atrações para as crianças, que se encantaram com os animais e o algodão-doce.

Contato com a natureza
Raiane Silva de Melo Santos trouxe os filhos pelo segundo ano. Para ela, é fundamental que as crianças tenham essa vivência com a natureza: “Eu nunca tinha tido um contato tão perto com as abelhas”, disse.

Os irmãos Laura e João Inácio Silva de Melo adoraram visitar o espaço com a mãe Raiane. A menina comentou que gostou muito das abelhas e das minhocas, já o menino ficou animado ao ter a experiência de alimentar os cavalos.

Oficinas de plantio
Além dos animais, a criançada também participou de oficinas de plantio. José Miguel Machado de Nascimento se fascinou com as atividades de cultivo: “Eu achei muito legal plantar o sabão-de-soldado porque os soldados, nos tempos das guerras, plantavam e amassavam até sair espuminha para lavar as mãos”, comentou.

No Centro Ecológico, os pets ganharam espaço. Serviços como adoção, vacinação e implantação de microchip localizador em cachorros e gatos ficaram à disposição dos visitantes.

Sustentabilidade
O Departamento de Água e Esgoto da cidade elaborou estações educativas que demonstraram a importância do cuidado ao meio ambiente e à sustentabilidade. Mônica Tortelli, chefe da Divisão de Educação Ambiental do DAE, estava à frente de uma estação em que ensinava sobre a importância da mata ciliar.

“Já é o segundo ano que eu participo. O primeiro ano que estou no simulador de erosão, um instrumento para ensinar às crianças a importância da mata ciliar para os nossos rios, córregos, ribeirões e represas”, compartilhou Mônica.

Ações educativas
Para os participantes e organizadores, as reações dos visitantes foram a melhor recompensa. A Mônica Tortelli acrescentou que muitos se surpreenderam com as ações educativas: “Às vezes, os assuntos são explicados em sala de aulas, mas é diferente quando as crianças assistem o fenômeno acontecendo. Elas conseguem realmente entender a importância e a diferença que a floresta faz na beira do rio”, declarou.

Ao longo do ano, o Centro Ecológico de Santa Bárbara d’Oeste aceita visitas previamente agendadas. A unidade fica na Rua da Cachoeira, 1220, no bairro São Joaquim. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também