sexta-feira, 26 abril 2024

Vítimas da queda de helicóptero serão enterradas hoje

As vítimas do acidente com um helicóptero que aconteceu no sábado de manhã, próximo de Campos do Jordão, no Pico do Itaipava, foram enterradas hoje em Itapira (SP), Campinas e Paranavaí (PR). Os seis corpos foram resgatados no domingo (25), por volta das 15 horas, e removidos no final da tarde e levados para o IML (Instituto Médico Legal) da capital paulista. Três pessoas moravam em Campinas, os dois pilotos e a arquiteta Letícia Telles.

 

Segundo nota oficial da Indústria Farmacêutica Cristália, que possui unidades em Itapira e proprietária do helicóptero que caiu, quatro das vítimas eram da cidade: a sócia e vice-presidente do Conselho da empresa, a médica Kátia Stevenatto Sampaio, o marido dela e também médico, Paulo Sampaio, o empresário do ramo de marcenaria Ronoel Sholl, e a arquiteta Letícia Telles, que apesar de morar e trabalhar em Campinas, era itapirense.

 

Eles estão sendo velados no Ginásio Municipal Benedito Alves de Lima, o Itapirão, desde às 6 horas da manhã, quando o velório foi fechado para as famílias. O enterro acontecerá por volta das 16h, de acordo com informações da Cristália.

 
A médica Kátia Stevenatto Sampaio, vice-presidente e sócia do Laboratório Cristália, e o marido dela e também médico, Paulo Sampaio

 
A arquiteta Letícia Telles e o empresário, Ronoel Scholl, no helicóptero, antes da saída para Campos do Jordão

Por serem muito amigos e trabalharem juntos há alguns anos, os corpos dos pilotos Antonio Landi Neto e Juliano Martins Perizatto estão sendo velados em Campinas, no Cemitério Parque Flamboyant. O enterro de Perizatto, conhecido como Didi, acontece às 14 horas.

Juliano Martins Perizatto, era piloto há alguns anos e trabalhou para a EMS de Hortolândia

 

Nesse mesmo horário, o corpo de Landi Neto, que morava com esposa e três filhos em Campinas, será levado para Paranavaí, onde nasceu e moram seus pais. Ele era chamado pelos amigos e familiares de Tunico. De acordo com informações, o enterro será amanhã. 

Antonio Landi Neto, vai ser enterrado em Paranavaí (PR), onde nasceu e moram seus pais

 
ACIDENTE
A queda aconteceu por volta de 11 horas da manhã, em uma propriedade particular, que dá acesso ao Pico do Itaipava, na Serra da Mantiqueira, a cerca de 12 km de Campos do Jordão. Segundo o Corpo de Bombeiros, na hora que o helicóptero desapareceu, chovia e tinha muita neblina. Devido ao mau tempo e por ser a área de difícil acesso, a aeronave só foi localizada cerca de 8 horas depois do acidente.

A polícia científica e representantes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) informaram que não houve explosão e que a aeronave deve ter caído de bico no chão, já que estava praticamente com 2/3 de cabina enterrada no barranco onde foi encontrada.

 
A aeronave só foi encontrada 8 horas depois da queda

Logo após a aeronave ter sido localizada pelo Corpo de Bombeiros e confirmado que não havia sobreviventes, a Cristália realizou uma coletiva de imprensa, em Itapira, na sede da empresa, no sábado, às 20h30, dada a comoção em toda a cidade e também pela repercussão do caso na mídia nacional.

A empresa já havia emitido uma nota, logo após ser notificada do desaparecimento do helicóptero, por volta das 11 horas da manhã, mas com poucas informações.

Durante a entrevista coletiva, Eduardo Job, presidente-executivo da Cristália, explicou que as vítimas estavam indo para Campos do Jordão, para avaliar uma reforma na casa que Kátia possuia na cidade. Por isso, Letícia e Ronoel estavam juntos na aeronave.

O presidente-executivo da empresa disse que a aeronave, modelo Agusta AW109SP Grand New, com prefixo PT-FPS, tinha capacidade para seis passageiros, mais piloto e co-piloto, e dois anos de uso.  A última revisão foi realizada no dia 14 de novembro.

Job informou também que os pilotos Landi Neto e Perizatto tinham retornado recentemente de um período de treinamento realizado na Europa exatamente para saber como agir em situações extremas.

 
 
 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também