Diz a lenda que o Papai Noel chega em seu trenó para distribuir brinquedos às crianças. Mas em Santa Bárbara d’Oeste, o bom velhinho chegou em um trole para fazer a alegria de cerca de 500 crianças das imediações do Residencial Furlan e Vila Grego. Foi o projeto “Papai Noel nos Trilhos”, executado por um grupo de 20 voluntários de Americana, Santa Bárbara e Rio Claro. Eles distribuíram bolas e guloseimas no último domingo (22), às 15h.
O bom velhinho chegou no Troli Viva (Veículo de Inspeção de Via Abandonada), que percorreu um trecho desativado da linha férrea. Este veículo, montado pelos voluntários em cima de uma carretinha, percorreu dois quilômetros, entre os dois bairros. No trajeto, a buzina anunciava que o Papai Noel estava chegando.
ENVOLVIMENTO
Centenas de crianças acompanhadas dos seus pais e responsáveis aguardavam no final do percurso, perto do Cemitério Cabreúva. Durante e ao final do trajeto, voluntários distribuíram bolas, pirulitos, balas e gomas de mascar às crianças.
Na pele de Papai Noel, o pedagogo Reginaldo Huk, 42, relatou a alegria de distribuir brinquedos às crianças. “É uma sensação muito gostosa, prazerosa, de ajudar o próximo, principalmente as crianças. O envolvimento das famílias é muito importante. Pai, mãe, vó, vô estavam presentes no local prestigiando”.
SEGUNDO ANO
Este foi o segundo ano que o grupo realizou a festa, que começou ano passado de forma tímida, sem tanto alarde. Mas, neste ano, o grupo intensificou a divulgação. E o resultado foi centenas de crianças aguardando ansiosamente a chegada do bom velhinho.
Crianças e adultos também puderam passear no troli. Até mesmo a mãe de Huk, dona Dalva, com 80 anos, experimentou o Viva. Segundo Huk, o grupo estuda expandir o projeto para o Dia das Crianças e Páscoa.