Os contribuintes têm até o dia 30 de abril para realizar a Declaração do Imposto de Renda junto à Receita Federal.
A fim de orientar a população a respeito do procedimento, o Sescon Campinas (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas) promove a Campanha Nacional do Declare Certo.
Por meio de mutirões gratuitos de atendimento, a iniciativa acontecerá sábado, dia 16, em Americana e Sumaré. Dia 23, em Itatiba e no dia 6 de abril, em Campinas.
Esta é a oitava edição do evento em Campinas. Em Americana e Sumaré, a campanha acontece desde 2016.
Com o apoio de instituições de ensino, uma equipe de voluntários, formada por contadores, representantes da Receita Federal, Sescon e da Aescon (Associação das Empresas de Serviços Contábeis) de Sumaré e Americana, trabalha para tirar as dúvidas dos interessados.
O vice-presidente Administrativo do Sescon Campinas, José Homero Adabo, destaca que uma das novidades na Declaração de Imposto de Renda, este ano, tem relação com os dependentes.
“A Receita Federal está exigindo o CPF de todos dependentes dos contribuintes, independente da idade. A declaração não será mais entregue sem este documento,” alerta Adabo.
DÚVIDAS
De acordo com o Sescon, na última edição, uma das principais dúvidas no atendimento era sobre a obrigatoriedade de quem deveria declarar o IR.
Outras dúvidas relatadas foram sobre rendimentos do trabalho e outros rendimentos que devem ser declarados, como renda de dependentes, pensão e aposentadoria, além de como declarar imóveis.
Ano passado, foram realizados, em média, 100 atendimentos em Sumaré. Em Americana, 200 pessoas, aproximadamente, passaram pela tenda montada no Calçadão.
Programação
Sábado – 16 de março
Sumaré – Praça Manoel de Vasconcelos | Centro
Horário: das 8h às 13h
Apoio: Aescon Sumaré
Americana – Calçadão da Rua Vieira Bueno | Centro
Horário: das 8h às 13h
Apoio: Aescon Americana e Unisal
Dia 23 de março
Itatiba – Praça da Bandeira (Praça da Igreja Matriz de N.S. Belém)
Horário: das 8h às 13h
Apoio: Ascesi
Dia 6 de abril
Campinas – Praça José Bonifácio (Largo da Catedral)
Horário: das 8h às 13h
Apoio: Receita Federal e PUC-Campinas