Ainda há vagas para quem deseja participar do workshop de fotografia documental com o artista multimídia, Ronnie Souza, que acontece nesta quinta (21) e sexta-feira (22), às 19h, na Casa do Artesão, localizada no Centro de Memórias de Santa Bárbara. As aulas, gratuitas, fazem parte da programação da exposição “Herança Viva”, viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, em parceria com a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste.
As inscrições podem ser realizadas presencialmente no Centro de Memórias nesta terça (19) e quinta-feira (21), das 9h às 12h e das 13h às 17h.
O workshop é voltado para pessoas maiores de 16 anos, sem necessidade de conhecimento prévio em fotografia. Os participantes poderão utilizar celular ou câmera, caso tenham. A oficina abordará conceitos básicos de composição, práticas de fotografia documental e técnicas para capturar imagens autênticas e narrativas que retratem a realidade.
Os objetivos incluem:
Entender a importância da fotografia documental na sociedade;
Conhecer referências históricas e contemporâneas;
Aprender técnicas de composição e narrativa visual;
Refletir sobre os resultados por meio de análises coletivas.

Sobre Ronnie Souza
Ronnie Souza é formado em Artes Visuais pela Unesp (Bauru), mestre em Multimeios pela Unicamp e tem ampla experiência em arte-educação e fotografia. Atua como professor na rede estadual e ministra cursos pela Prefeitura de Santa Bárbara e pelo Senac. Desde sua graduação, desenvolve trabalhos autorais, e, desde 2018, trabalha como fotógrafo comercial, participando de diversas exposições coletivas.

Exposição “Herança Viva”
Assinado por Ronnie Souza e produzido por Karla Mendes, da Recoleta Produções, a exposição fotográfica “Herança Viva: um recorte da Cultura Negra na cidade de Santa Bárbara d’Oeste” está aberta para visitação no Museu da Imigração até esta sexta-feira (22). A mostra apresenta 13 fotografias em preto e branco e em cores, explorando a identidade e a ancestralidade negra na cidade.
Por meio de fotografias e histórias, o projeto destaca tradições culturais, personagens locais, festividades e a vida cotidiana, criando um registro visual e narrativo da herança negra na região. Nesse sentido, teremos no projeto manifestações como: tranças e estética negra; expressões musicais; religiões de matriz africana; dentre outras manifestações, tradições ou temas que surgirem durante o processo.
Para ambos, a negritude é plural e a prova está na documentação fotográfica de uma parte, da complexa história negra na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, que também passa pelas guias, búzios, atabaques, pelas mãos que curam, das tranças, os caminhos e os mapas dos antepassados e pelas benzedeiras e parteiras, patrimônio cultural, depositários de um saber, passado de geração para geração.
A abertura da exposição, no dia 9 de novembro, contou com um pocket show da cantora Karla Mendes, que apresentou canções de diferentes culturas.
Serviço
Exposição: “Herança Viva: um recorte da Cultura Negra na cidade de Santa Bárbara d’Oeste”.
Visitação: De 12 a 22 de novembro, terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
Local: Museu da Imigração – Rua João Lino, 371, Centro, Santa Bárbara d’Oeste/SP.
Workshop de Fotografia Documental:
Datas: 21 e 22 de novembro, às 19h.
Local: Casa do Artesão (anexo ao Centro de Memórias) – Rua João Lino, 362, Centro, Santa Bárbara d’Oeste/SP.
Inscrição gratuita.
Classificação: Livre | Aberto ao público