O sonho da construção do viaduto sobre a linha férrea na Vila Real, em Hortolândia, está um pouco mais perto de ser realizado. Em uma semana, a Prefeitura espera receber da Rumo Logística, concessionária que administra a malha ferroviária que corta o município, o projeto executivo da obra. O anúncio à comunidade local foi feito pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes, na manhã desta quinta-feira (10/08), durante a cerimônia de entrega da primeira etapa da reforma e da revitalização do Centro Poliesportivo “Nélson Cancian”.
“Assim que aprovarmos o projeto, em seguida entra no processo de desocupação para poder iniciar a obra. Já fizemos algumas estruturas necessárias para a construção do viaduto, que era obrigação da Prefeitura. Tem ainda uma rotatória a ser feita, que está dentro do projeto, e já está licitada também”, afirmou Zezé Gomes, animado ao falar das benfeitorias realizadas e também previstas para a região, cortada pela linha férrea.
A obra é muito aguardada na cidade, pois evitará acidentes no trecho da passagem em nível (local onde a ferrovia se encontra com a rodovia ou com uma passagem de pedestres). Segundo dados da Secretaria de Mobilidade Urbana, apresentados por Zezé, o trecho recebe cerca de 24 mil veículos por dia. “A construção do viaduto possui uma importância gigantesca para o desenvolvimento de toda essa grande região. Lembro ainda que com as obras de construção, faremos a duplicação da Avenida Santana e a nossa meta é retirar o terminal de ônibus da Santana para que o fluxo possa ser linear. Estamos trabalhando nisso e em breve teremos novidades”, afirmou ele, em reunião com representantes da Rumo, em março passado.
Do lado de cima da linha
Durante o evento, o prefeito ressaltou a atenção dada pela Prefeitura às regiões localizadas acima da linha férrea, como a da Vila Real e Nova Hortolândia e, também, a região do Novo Ângulo. “Hoje, posso dizer que a Prefeitura atravessou a linha. Com o projeto de cidade inteligente e sustentável, trabalhamos para que o desenvolvimento econômico e social ocorra de maneira equilibrada”, disse, ao lembrar obras como a duplicação da avenida São Francisco de Assis, a revitalização da avenida Thereza Ana Ceccon Breda, e a implantação de portais nessas avenidas. Zezé Gomes lembrou ainda que a construção do Superviário ligou as regiões da Vila Real com a do Novo Ângulo e que entre estas duas regiões está em fase de conclusão o novo Paço Municipal, que será considerado um dos mais modernos do Brasil.