sexta-feira, 5 julho 2024
ELEIÇÕES 2024

Zezé Gomes seria reeleito, aponta pesquisa Todo Dia Campinas/Sampi/Ágili

Se eleição fosse hoje, atual prefeito garantiria um segundo mandato; cidade não tem segundo turno
Por
Redação

O atual prefeito de Hortolândia e pré-candidato à reeleição, Zezé Gomes (Republicanos), tem 36,2% das intenções de votos, de acordo com a Pesquisa Sampi/Todo Dia/Ágili, está à frente na corrida eleitoral e conquistaria um segundo mandato na cidade que define a nova administração em turno único, no dia 6 de outubro. Hortolândia não tem segundo turno.

Na segunda posição, aparece Dr. George Burlandy (PL), com 17,2%; seguido pelo ex-prefeito Antônio Meira (União Brasil), com 13,2%; e Agnaldo Perugini (MDB), que atingiu 8,3%, na pesquisa estimulada do instituto. 16,3% dos entrevistados afirmam que não votariam em “nenhum” dos candidatos. Não sabem ou não souberam responder 8,9%.

Se considerados apenas os votos válidos, método aplicado pela Justiça Eleitoral para contabilizar os resultados oficiais, o cenário pesquisado aponta que Zezé Gomes alcançaria hoje 48,4%, contra 23%, de Dr. George; 17,6%, de Antônio Meira; e 11%, de Agnaldo Perugini.

Rejeição

O levantamento também questionou qual dos candidatos o eleitor de Hortolândia não votaria de jeito nenhum. Dr. George teve o maior índice de rejeição, com 30,3%. Meira vem na sequência, com 26,7%. Já Agnaldo Perugini e Zezé Gomes empataram numericamente, com 17,8%. Além disso, 17,4% não rejeitam “nenhum” dos candidatos, e outros 14,3% não souberam responder.

Convicção de voto

O prefeito Zezé Gomes também tem a maior convicção de votos entre aqueles que responderam que vão votar no atual chefe do executivo: 65,4% afirmaram que a escolha por Zezé Gomes é “um voto convicto que não mudará”. Dr. George tem a convicção de 63,6% dos votos dos seus eleitores, e Antônio Meira tem 55,9%. Já o candidato Agnaldo Perugini é o único em que a pesquisa mostra uma situação inversa, com 67,6% dos que indicaram votar no pré-candidato afirmando que “é um voto de momento que pode ser mudado”.

Classificação e aprovação

Outro ponto positivo para o atual prefeito Zezé Gomes foi o índice obtido pelo governo na avaliação da gestão. A administração foi classificada como boa por 41,6% dos entrevistados, e 11,1% disseram ser ótima. “Regular” foi a escolha de 33,2% dos ouvidos, e apenas 6,2% consideram a gestão de Zezé Gomes ruim. Outros 6,9% a avaliam como péssima, e 0,9% não soube responder.

A pesquisa também questionou aos entrevistados se “aprovam ou reprovam a Administração Municipal de Hortolândia”. 65,8% responderam que aprovam a gestão, enquanto 30,2% reprovam. Não souberam ou não responderam somaram 4%.

Saúde é o problema

O levantamento quis saber dos moradores de Hortolândia quais a áreas prioritárias para melhorar a qualidade de vida da população. A Saúde foi, disparado, o segmento com a maior indicação, com 57,8%. A seguir, vieram Segurança, 15,3%; e Educação, com 11,1%.

Pesquisa

Foram entrevistados 450 eleitores moradores de Hortolândia, maiores de 16 anos, entre os dias 26 e 29 de junho. Foi utilizada a aplicação de questionário estruturado, com entrevistas por telefone, junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo. A margem de erro é de 4,6%, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. Custeada pela Rede Cidade de Americana com recursos próprios, a pesquisa está registrada no TSE com o número SP-06073/2024.

Foto: Divulgação
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também