terça-feira, 19 agosto 2025
LEGISLATIVO

Zona Azul é alvo de questionamentos na Câmara de Piracicaba

Requerimentos pedem detalhes de contratos, arrecadação e fiscalização do sistema de estacionamento
Por
Cássia Fossaluza

A 42ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada nesta segunda-feira (18), teve como destaque a aprovação de dois requerimentos que pedem esclarecimentos sobre o sistema de estacionamento rotativo da cidade, a Zona Azul.

Vereadora quer detalhes
No requerimento nº 804/2025, a vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, solicita informações detalhadas sobre a execução do serviço: número de multas emitidas desde 2020, contratos firmados, valor total arrecadado com multas e cobrança de utilização, além do destino dos recursos.

A parlamentar também pede cópia integral do contrato com a empresa Piracicaba Digital, dados sobre o uso de parquímetros e aplicativo, além de alternativas para usuários que não possuem celular ou internet.

Vereadores querem informações sobre o funcionamento da Zona Azul.

Vereador pede cópia do contrato
Já o requerimento nº 805/2025, de autoria do vereador Felipe Gema, também cobra cópia do contrato com a empresa responsável pela Zona Azul e informações sobre a arrecadação desde 2023. O parlamentar questiona ainda qual a contrapartida oferecida ao município, como é feita a fiscalização do serviço, quantos fiscais atuam e a quantidade de veículos com leitor de placas.

Gema levantou dúvidas sobre a eficácia do sistema. “Queremos saber quais são as contrapartidas que a empresa oferece para o município porque a arrecadação não deve ser baixa. Há muitas reclamações de usuários sobre dificuldades no uso do aplicativo e parquímetros fora de funcionamento”, afirmou.

Outras deliberações
Durante a sessão, os vereadores também aprovaram oito requerimentos de votos de congratulações a instituições, academias, igrejas, personalidades e programas que contribuem para o desenvolvimento do município. Entre os homenageados estão o Sesc Piracicaba, pela publicação do livro Tradições Populares em Piracicaba, a Associação Varzeana de Futebol e a comunicadora Lilian Geraldini.

Foram analisados ainda outros 17 requerimentos com pedidos de informações ao Executivo, como a falta de medicamentos para diabéticos, o orçamento da área cultural e a rede de atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O Legislativo também aprovou projetos que incluíram novas datas no Calendário Oficial de Eventos de Piracicaba, como a Festa do Peão, a Semana do Profissional de Recursos Humanos e o Mês de Incentivo à Qualificação Profissional.

Três projetos de autoria do Executivo tramitaram em regime de urgência, entre eles a criação do Fundo Solidário do Município – Banco do Povo Piracicabano.

Na Tribuna Popular, a pauta foi variada: políticas culturais para periferias, a campanha “S.O.S Apae” e demandas de bairros.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também