E o Oscar vai para quem… tiver grana para fazer lobby com os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. A campanha para emplacar uma produção entre os indicados da premiação, afinal, não depende apenas da excelência dos concorrentes.
Importam e muito as cifras desembolsadas pelos estúdios, boa parte delas gasta para levar cineastas às festas da Academia –como a que Petra Costa, que teve o seu “Democracia em Vertigem” indicado a melhor documentário, foi no último dia 27.
De acompanhante, ela escolheu Sonia Guajajara, vice do presidenciável Guilherme Boulos (PSOL) em 2018. “Dia incrível com grandes encontros”, escreveu a líder indígena numa foto do Instagram: ela, Petra e Robert De Niro. Também posaram com Brad Pitt e Leonardo Di Caprio.
Desde setembro, a documentarista tem frequentado eventos em Nova York, Los Angeles e Londres, que concentram exibições das obras que pleiteiam o Oscar e, por que não?, coquetéis para socializar depois com os componentes da Academia.
Se “Dois Papas” conseguiu figurar em três categorias para a cerimônia de 2020, que acontece neste domingo (9), acredite: “Essas indicações, elas não são de graça”.
Palavras de seu diretor, Fernando Meirelles, que falou no Roda Viva transmitido na segunda (3) sobre a romaria pela qual passou para persuadir o pessoal do Oscar que seu filme merece um lugar ao sol.
O diretor conta que cancelou quatro meses de compromisso só para cumprir o que comparou a uma agenda eleitoral.
Em 2003, a Academia esnobou seu “Cidade de Deus” na briga por melhor filme estrangeiro. No ano seguinte, a obra laçou quatro indicações após um lobby que teve a mão de Harvey Weinstein, o ex– -todo-poderoso de Hollywood.
A Netflix, que produziu “Dois Papas” e “Democracia em Vertigem”, diz que não abre os valores investidos nesses comícios do Oscar. Quem é do meio estima que estúdios podem separar até US$ 15 milhões (cerca de R$ 63 milhões) para suas grandes apostas do ano.
Mas a politicagem escancarada pega mal, dizem os que já passaram pela experiência. O ideal é ser um pouco blasé, como se estivesse nessas festinhas para celebrar o cinema e, ora, beber um bom vinho. “Nunca tive paciência de ir a festas, nem quando o projeto é meu”, afirma José Padilha. “Padeço de preguiça aguda!”
Diretor dos dois “Tropa de Elite”, ele reconhece, contudo, que “nomeação tem muito a ver com política e dinheiro em marketing”.
Nesse sentido, “o Oscar é bem diferente de festivais como Cannes, Berlim”, diz. “Neles, a política conta menos porque o júri é pequeno. O filme pesa mesmo sem marketing.”
OS RESPONSÁVEIS
Não é permitido dar brindes (o tal do jabá) nem declarar a escolha em público, mas um par da Academia que prefere não ser identificado diz que nem todos cumprem à risca.
A Academia não revela quantos representantes tem (projeta-se algo próximo de 8.000), mas vem se esforçando para ampliar a diversidade de seu quadro. Em 2019, convidou 842 pessoas, 50% delas mulheres e 29% não brancas.
Todos estão habilitados a votar nos vencedores, desde que paguem uma anuidade –US$ 350 (R$ 1.486), segundo Anna Muylaert, associada desde 2016.
“Engraçado é que quem te cumprimenta estende a mão e diz: ‘Nice to meet you, I’m a member [prazer em conhecer, sou um membro]’. Tipo, ‘me trata bem que posso votar em você’. Agora ‘I’m a member’ e recebo tudo o que eles mandam pra me convencer. De outubro a fevereiro a campainha não para”, afirma.
Outro brasileiro filiado à Academia, o produtor Rodrigo Teixeira (de “Me Chame pelo Seu Nome” e “Ad Astra”) reconhece: “Óbvio que fazer corpo a corpo ajuda muito mais. Se o filme não tiver presença, não vai ser eleito. O membro quer poder apertar sua mão”.
Mas nem todo o dinheiro do mundo fará milagre por uma obra para a qual os votantes torcem o nariz, afirma. “Um filme que todo mundo tinha certeza que seria indicado, mas nada, é o ‘Joias Brutas’.”
QUEM ESTÁ NA BRIGA PELA ESTATUETA:
- MELHOR FILME‘1917’ ‘Adoráveis Mulheres’ ‘Coringa’ ‘Era uma Vez em… Hollywood’ ‘Ford vs. Ferrari’ ‘História de um Casamento’ ‘O Irlandês’ ‘Jojo Rabbit’ ‘Parasita’
- DIREÇÃOBong Joon-ho (‘Parasita’) Martin Scorsese (‘O Irlandês’) Quentin Tarantino (‘Era uma Vez em… Hollywood’) Sam Mendes (‘1917’) Todd Phillips (‘Coringa’)
- ATORAdam Driver (‘História de um Casamento’) Antonio Banderas (‘Dor e Glória’) Joaquin Phoenix (‘Coringa’) Jonathan Pryce (‘Dois Papas’) Leonardo DiCaprio (‘Era uma Vez em… Hollywood’)
- ATRIZCharlize Theron (‘O Escândalo’) Cynthia Erivo (‘Harriet’) Saiorse Ronan (‘Adoráveis Mulheres’) Renée Zellweger (‘Judy: Muito Além do Arco-Íris’) Scarlett Johhanson (‘História de um Casamento’)
- ATOR COADJUVANTEAl Pacino (‘O Irlandês’) Anthony Hopkins (‘Dois Papas’) Brad Pitt (‘Era uma Vez em”¦ Hollywood’) Joe Pesci (‘O Irlandês’) Tom Hanks (‘Um Belo Dia na Vizinhança’)
- ATRIZ COADJUVANTEFlorence Pugh (‘Adoráveis Mulheres’) Kathy Bates (‘O Caso Richard Jewell’) Laura Dern (‘História de um Casamento’) Margot Robbie (‘O Escândalo’) Scarlett Johansson (‘Jojo Rabbit’)
- ROTEIRO ORIGINAL‘1917’ ‘Entre Facas e Segredos’ ‘Era uma Vez em”… Hollywood’ ‘História de um Casamento’ ‘Parasita’
- ROTEIRO ADAPTADO‘Adoráveis Mulheres’ ‘Coringa’ ‘Dois Papas’ ‘O Irlandês’ ‘Jojo Rabbit’
- FILME INTERNACIONAL‘Corpus Christi’ (Polônia) ‘Dor e Glória’ (Espanha) ‘Honeyland’ (Macedônia do Norte) ‘Os Miseráveis’ (França) ‘Parasita’ (Coreia do Sul)
- ANIMAÇÃO‘Como Treinar o seu Dragão 3’ ‘Klaus’ ‘O Link Perdido’ ‘Perdi Meu Corpo’ ‘Toy Story 4’
- DOCUMENTÁRIO‘Democracia em Vertigem’ ‘For Sama’ ‘Honeyland’ ‘Indústria Americana’ ‘The Cave’
- DOCUMENTÁRIO (CURTA)‘In the Absence’ ‘Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl)’ ‘Life Overtakes Me’ ‘St. Louis Superman’ ‘Walk Run Cha-Cha’
- CURTA-METRAGEM (ANIMAÇÃO)‘Dcera’ ‘Hair Love’ ‘Kitbull’ ‘Mémorable’ ‘Sister’
- CURTA-METRAGEM (FICÇÃO)‘Brotherhood’ ‘Nefta Football Club’ ‘Saria’ ‘The Neighbors’ Window’ ‘Une Soeur’
- CANÇÃO ORIGINAL‘I Can’t Let You Throw Yourself Away’ (‘Toy Story 4’) ‘I’m Standing With You’ (‘Superação: O Milagre da Fé’) ‘Into The Unknown’ (‘Frozen 2’) ‘(I’m Gonna) Love Me Again’ (‘Rocketman’) ‘Stand Up’ (‘Harriet’)
- TRILHA SONORA‘1917’ ‘Adoráveis Mulheres’ ‘Coringa’ ‘História de um Casamento’ ‘Star Wars: A Ascensão Skywalker’
- FOTOGRAFIA‘1917’ ‘Coringa’ ‘Era uma Vez em… Hollywood’ ‘O Farol’ ‘O Irlandês’
- EFEITOS VISUAIS‘1917’ ‘O Irlandês’ ‘O Rei Leão’ ‘Star Wars: A Ascensão Skywalker’ ‘Vingadores: Ultimato’
- MONTAGEM‘Coringa’ ‘Ford vs. Ferrari’ ‘O Irlandês’ ‘Jojo Rabbit’ ‘Parasit