Evento conta com a participação do colunista José Florindo Filho
Cerca de 4 mil rótulos serão avaliados, inclusive de produtores da Região Metropolitana de Campinas, pois “participarão praticamente todas as cervejarias da região”, conforme o colunista.
O objetivo é classificar e apoiar os produtores de cervejas, além de acompanhar a evolução do produto no mercado, segundo o gastrólogo e cervejeiro, head brewer e gerente industrial da Cervejaria Berggren, de Nova Odessa.
“É o maior evento do mundo em quantidade de amostras e o terceiro maior concurso de cervejas do mundo. Os critérios seguem o guia de estilos BA (Brewers Association) e um guia americano que é referência de estilos para cervejarias em todo mundo. São avaliados a aparência, o aroma, sabor, sensação, conjunto e nota final”, explica Florindo.
Ao final da primeira avaliação, acontece um segundo julgamento chamado de BOS (Best of the Show), que define a melhor cerveja do Brasil, o melhor cervejeiro e a melhor cervejaria e os que se destacaram pelos mesmos critérios, de forma superior, segundo Florindo.
O Concurso Brasileiro de Cervejas de Blumenau é um dos maiores do mundo. Em 2021, foram mais de 3,1 mil rótulos avaliados, por um time de renomados profissionais e juízes de várias nacionalidades, com grande experiência na avaliação da bebida em todo o mundo.
Ao longo de nove edições, o concurso premiou em torno de 1.500 cervejas e avaliou mais de 15 mil amostras. A cada edição, aproximadamente 500 cervejarias participam do evento.