Sábado, 25 Junho 2022

Moscatel de Setúbal: o “Sol engarrafado”

A vida mais doceBebida

Moscatel de Setúbal: o “Sol engarrafado”

Aprenda como faz o Moscatel de Setúbal?

Moscatel de Setúbal é um dos clássicos vinhos fortificados de Portugal, da região da Península de Setúbal (D.O. Setúbal), regulamentada em 1908. Feito com a uva Moscatel de Setúbal (Moscatel de Alexandria) e também da rara Moscatel Roxo, o vinho é apreciado por reis desde o século XIV, como Ricardo II, da Inglaterra, e Luís XIV (O "Rei Sol"), que não dispensava o vinho generoso nas suas festas em Versalhes.

Como se faz o Moscatel de Setúbal?

As uvas para este vinho doce fortificado são fermentadas com as suas cascas e, em seguida, adiciona-se, habitualmente, aguardente vínica, que interrompe a fermentação. As peles são deixadas para macerar durante mais alguns meses (em torno de 6), intensificando sabores e aromas. Posteriormente, o vinho segue para maturação durante um período mínimo de 18 meses em carvalho.

Nesta fase, o Moscatel de Setúbal é amarelo-dourado, com aromas de cítricos confitados, flor de laranjeira e mel. Apenas pequenas quantidades são envelhecidas para tornarem-se, depois, rótulos de 10, 20, 30 anos, que são a idade mínima do vinho mais jovem no blend em questão. Ou seja, um Moscatel que tenha no rótulo 10 anos, representa que o vinho mais jovem ali presente tem essa idade.

Os vinhos D.O. Setúbal são exclusivamente para vinhos fortificados, produzidos com pelo menos 85% de mosto da casta Moscatel de Setúbal ou a Moscatel Roxo.

A área de maior prestígio se encontra junto à Serra da Arrábida, com altitudes maiores (entre 100m a 500m), com solos argilo-calcários e clima mais ameno.

Harmonização

Fica difícil não pensar na tradicional doçaria portuguesa (pastel de natas, ovos moles de Aveiro, toucinho do céu, travesseiros de Sintra, etc.). Mas também com torta de limão (pelos cítricos confitados), quindim, bombocado, bolo de laranja, entre outros.

Nos queijos: gorgonzola e queijos cremosos à base de leite de ovelha, como o emblemático queijo de Azeitão, são excelentes pedidas.

Ou simplesmente sozinho, após a refeição, em um momento de contemplação, você certamente estará tomando um dos melhores vinhos do mundo.

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/