Segunda, 27 Junho 2022

Banana para todas as ocasiões

Clube GourmetFruta

Banana para todas as ocasiões

A banana é uma fruta extremamente consumida no Brasil, mas não é nativa do País 

(Foto: Pixabay)

Com o aumento generalizado nos preços dos alimentos, até a banana, que sempre foi uma das frutas mais acessíveis para se comprar e consumir, está com valor não muito convidativo. Mesmo assim, é difícil visitar uma casa em que não haja uma fruteira com uma penca de bananas em cima da mesa ou do armário. Então, em tempos de carestia, o melhor é usar a fruta em sua totalidade, no dia a dia, e tirar dela todos os benefícios possíveis.

A banana é uma fruta extremamente consumida no Brasil, mas não é nativa do País. Tem origem na Ásia, é muito versátil e pode ser consumida em vários momentos do dia, desde o café da manhã até o jantar.

Conforme a nutricionista e proprietária do restaurante Dona Marô, de Americana, Marcia Barbosa Rosalen, trata-se de um alimento importante na dieta do brasileiro, pois é rica em potássio, mineral que ajuda a regular os batimentos cardíacos e garante o funcionamento dos músculos e nervos de todo o corpo.

Normalmente, é consumida ao natural, mas também apreciada como ingrediente de bolos e doces. No entanto, ainda é possível degustá-la na hora do almoço ou jantar, em pratos salgados, segundo a especialista. "Podemos assar a banana com casca e consumir ou fazer uma farofa de banana da terra, com cebola, pimentão vermelho, cebolinha verde e farinha de milho", indica.

E a casca pode ser utilizada para inúmeras receitas, orienta a nutricionista. "São muitas possibilidades: chá, vitamina de matchá (tipo de chá) e a casca da banana, pão, brigadeiro, bolo, além de farofa também".

Para o lanche das crianças, outra alternativa, além do consumo da fruta ao natural, é preparar um panqueca de banana com ovo e farinha de amêndoas, que substitui a farinha de trigo, deixando a receita mais saudável e nutritiva, segundo a especialista.

Biomassa de banana verde

Outra forma de consumo da fruta bastante utilizada, nos últimos anos, com a valorização da culinária mais natural, é a biomassa de banana verde, como ingrediente de diversas receitas, conforme a nutricionista Marcia Rosalen.

"É uma importante fonte de amido resistente, um carboidrato que proporciona benefícios para a saúde, como ação prebiótica (que estimula o crescimento de bactéricas benéficas ao organismo) , prevenção de diabetes e doenças cardíacas".

A biomassa é usada como espessante na culinária, para aumentar a viscosidade. "Por exemplo, no strogonoff, ao invés de utilizarmos creme de leite, utilizamos a biomassa de banana verde".

Em sites que tratam sobre saúde ou nos portais de culinária mais conhecidos é possível encontrar a receita.

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/