O arroz negro tem sido sinônimo de requinte e sofisticação na alta gastronomia, nos últimos anos
O arroz negro tem sido sinônimo de requinte e sofisticação na alta gastronomia, nos últimos anos. Mas já faz parte do cardápio dos chineses há tempos, por suas propriedades nutricionais. O ingrediente não é muito conhecido do grande público, mas é uma opção saudável entre os diversos tipos de arroz disponíveis no mercado. O Clube Gourmet conversou sobre este assunto com a chef Talita Rose Ferreira, gastróloga e proprietária dos restaurantes Les Deux e L’entrecote de Paris, de Americana.
A chef de cozinha explica que a diferença do arroz negro para os demais é o fato do grão não ter passado por nenhum processo de polimento e conter mais fibras do que o arroz integral. “O diferencial é que ele tem cerca de 30% de fibras e 20% de proteína a mais. Ele ganha até mesmo do integral, pois tem menos gordura. É originário da China, onde existe há mais de 4 mil anos, onde também é conhecido como o arroz proibido, pois só podia ser consumido pelo imperador e sua família”, explica.
A forma de preparo desse tipo de arroz pode ser a mesma do arroz tradicional, segundo a chef. “Os grãos escuros e pequenos exigem um tempo maior de preparo, devido ao fato de serem mais puros, e devem ser servidos ao dente. Podemos prepará-lo como o arroz tradicional, com alho e cebola, ou apenas colocá-lo para cozinhar em água e sal, por aproximadamente 40 minutos, colocando um fio de azeite e ajustando o sal depois de cozido”.
O arroz negro é ótimo acompanhamento para peixes e frutos do mar, podendo ser consumido frio, com um vinagrete de frutos do mar, por exemplo, ou acompanhando um peixe, em forma de risoto, de acordo com a chef de cozinha.
Talita Rose Ferreira compartilhou com os leitores do Clube Gourmet uma receita autoral, para que os leitores interessados em experimentar essa variedade possam apreciá-lo. Confira!
Risoto de frutos do mar com arroz negro
Ingredientes: 100g de arroz negro, 130ml de vinho tinto, 100g de camarão sem casca e cabeça, 100g de anéis de lula, 100g de cabeça de lula, 100g de mexilhão sem casca, 3 dentes de alho picados, 50ml de azeite, 3 ml de conhaque, 150ml de caldo de legumes ou camarão (você pode preparar o caldo de legumes com cebola, salsão, cenoura e alho-poró ou comprar o caldo de camarão em pó, em casa de produtos orientais), 30g de manteiga, 200g de parmesão.
Modo de preparo
Em um frigideira, frite o alho no azeite, adicione os frutos do mar, flambe com o conhaque, tempere com sal e pimenta. Reserve.
Em um panela, coloque o arroz e o vinho tinto e vá adicionando o caldo aos poucos. Quando o arroz estiver macio, finalize com a manteiga e o parmesão. Ajuste o sal.
Em um prato, coloque o risoto de arroz negro e decore com os frutos do mar. Sirva em seguida.