sexta-feira, 26 abril 2024

Consumo de vegetais congelados

Bom ou ruim?  

É preciso manter uma alimentação completa e balanceada no dia a dia, mas longe de ficar muito tempo na cozinha depois de um dia inteiro de trabalho. Por isso, muitas pessoas têm optado por consumir legumes e vegetais congelados, preparados em casa ou comprados no supermercado. Mas será que esses alimentos congelados mantém as propriedades nutricionais e queisso é um bom hábito?

A reportagem do Clube Gourmet conversou sobre este assunto com a nutricionista Isabela Bernasconi, mestre em Ciências da Saúde, que atua no Hospital Celso Pierro, da PUC-Campinas. Segundo a especialista, antes de mais nada é bom reforçar que congelar alimentos é preservá-los. Portanto, não há nada de errado nisso.

“O congelamento de vegetais interrompe o processo de deterioração natural desses alimentos. As perdas nutricionais dos vegetais se iniciam na colheita. A temperatura, o manuseio, o transporte, corte, etc., são processos que contribuem para perdas de vitaminas e minerais, nutrientes sensíveis às condições adversas. O congelamento freia esses processos, pois atrasa reações enzimáticas que acontecem na presença de oxigênio, que oxidam os alimentos, alterando a cor, sabor e a perda nutricional”, esclarece.

E é possível fazer o congelamento em casa ou utilizar vegetais já congelados, do supermercado, de acordo com a nutricionista. Porém, eles devem estar separados em porções, pois, uma vez descongelados, precisam ser consumidos por completo. “Podem ser cozidos em vapor e resfriados rapidamente, antes do congelamento, ou podem ser congelados in natura, em sacos plásticos ou recipientes que impeçam a entrada de ar. Se corretamente acondicionados, podem ficar no freezer por 5 a 6 meses. Os produtos já prontos, do supermercado, sofrem o mesmo processo e, portanto, são seguros”, orienta.

A preparação, neste caso, não é diferente: é preciso descongelá-los para refogar ou assar, por exemplo. “As perdas nutricionais são inevitáveis no processo de aquecimento, mas são diminuídas se os vegetais foram armazenados congelados e não in natura, na geladeira ou fora dela”, ressalta Isabela Bernasconi.

+ Suco natural

Para ter suco natural em casa, também é possível congelar as frutas em porções. “Pode ser preparado com a fruta congelada mesmo, batendo-a no liquidificador com água. As frutas não precisam (nem devem) ser cozidas antes do congelamento. Permanecem no congelador por 2 a 4 meses”, explica a profissional. Já as polpas compradas no mercado sofrem trituração, processo em que pode haver perda de vitaminas. Mas as propriedades são preservadas se forem embaladas e congeladas imediatamente após a trituração. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também