quinta-feira, 18 abril 2024

Você conhece a história do Cappuccino?

Sua criação é atribuída a um monge 

Diferente do que se pensa, o cappuccino não nasceu da mão de um barista experiente ou de outro profissional do café. Na realidade, sua criação é atribuída a um monge!

A lenda conta que no século XVI ou XVII, o monge italiano Marco D’Aviano era um dos muitos que resistia à invasão islâmica na Europa. E em uma destas batalhas, o exército italiano impediu a entrada dos invasores no país, os quais, em sua rápida fuga, deixaram para trás diversas sacas de café. O grão não era lá o preferido dos italianos, por seu amargor excessivo, então decidiram misturar com leite e mel. Assim, conseguiram consumir a iguaria deixada pelos inimigos.

Assim, meio sem querer, surgiu o cappuccino. Aqui, vale lembrar que o próprio nome é uma grande homenagem à D’Aviano: cappucio significa capuz e a terminação “ino” indica seu diminutivo, o que resulta em algo como pequeno capuz. Uma alusão ao capuz e até à cor das vestes da ordem dos monges franciscanos, à qual Marco pertencia.

Mas qual é o verdadeiro cappuccino?

Essa bebida que ganhou o mundo teve algumas alterações. Aqui no Brasil, principalmente nas padarias, fazem um drink através de uma fórmula em pó com café solúvel, achocolatado e leite em pó, amido de milho, espessante, conservantes e muito açúcar, resultando em uma bebida cremosa, doce e enjoativa. Embora agrade a maioria, isso está longe de ser um cappuccino.

O verdadeiro cappuccino é feito de 3 partes iguais de café espresso, leite e crema do leite. Como opção para dar um plus, pode-se colocar canela e cacau a seu gosto.

Hoje em dia, as cafeterias servem o cappuccino com vários adicionais, como Nutella, doce de leite e ganache de chocolate. Tem também opções geladas que acompanham um chantilly, tudo para personalizar e atender a demanda.

Que tal um verdadeiro cappuccino acompanhado de um delicioso pão de queijo feito na hora, ou com aquele bolo de cenoura com brigadeiro?

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também