Terça, 18 Janeiro 2022

Economize gás com hábitos simples

Clube GourmetCozinha

Economize gás com hábitos simples

Quem dá essas dicas é a chef Fadia Cheaito, proprietária do restaurante Sheike Culinária Árabe e colunista do Clube Gourmet 

(Foto: Pexels/ Oleg Magni)

Com a volta da inflação, quem está à frente de uma cozinha, em casa ou no restaurante, tem de driblar diariamente as dificuldades que a alta geral dos preços dos produtos impõe. E um dos itens que está custando muito caro é o gás. Mas será que existem formas de economizar o produto, no dia a dia?

O Clube Gourmet perguntou à chef Fadia Cheaito, proprietária do restaurante Sheike Culinária Árabe e colunista do Clube Gourmet. E a resposta, segundo ela, é sim.

"Fora todos os cuidados técnicos que precisamos ter, como, por exemplo, ter uma mangueira de gás nova ou em bom estado e checar sempre a válvula, você também pode economizar gás utilizando os utensílios corretos, por exemplo, panelas menores e finas para as preparações, além de dar preferência para pratos que são de rápido preparo, como filés, arroz e legumes, de fácil cozimento. Também tem a opção de usar a panela de pressão, que agiliza o processo do cozimento de muitos itens", orienta a chef.

Outra dica da chef Fadia para se adotar em casa é preparar vários pratos para a semana, ou para o mês, "desde que haja um armazenamento correto", enfatiza. "Se o consumo for ocorrer em no máximo dois dias, pode armazenar (os pratos) na geladeira, caso contrário, o ideal é congelar", explica.

No momento de cozinhar o feijão, por exemplo, a colunista recomenda que a preparação seja feita na panela de pressão, para diminuir o tempo de cocção, e fazer quantidades maiores, para depois congelar em porções.

Em casa, Fadia orienta sobre uma dica simples de ser tomada, que auxilia bastante a economizar gás. "Fechar portas e janelas, evitando correntes de ar, também ajuda a panela a segurar mais o calor e evita que o fogo fique oscilando. Dessa forma, sua preparação fica pronta mais rápido".

E em restaurantes também é possível adotar hábitos simples, que auxiliam a economizar gás, segundo a chef."Não deixar fornos ligados, caso não esteja utilizando, assim como manter a chama de chapas e taxos desligada, ou no fogo mínimo, também é algo simples e pode ajudar", esclarece.

Fadia Cheaito finaliza suas dicas ressaltando que o bom senso é fundamental em situações como as que estamos vivenciando, com produtos e insumos sofrendo reajustes constantes nos preços. "Acredito que a maior dica, não só para economia do gás de cozinha como também das compras, é planejar as refeições e fazer porções para congelamento, principalmente quando se achar produtos em promoção. Também é preciso ser consciente para comprar apenas o necessário, economizando recursos e evitando desperdícios".

Dicas das empresas

O tempo de duração do botijão tem relação direta com o uso, portanto é variável. Mas os sites e blogs de empresas distribuidoras de GLP (Gás liquefeito de Petróleo) possuem outras orientações simples e importantes para o uso consciente do gás na cozinha:

Evite abrir o forno – ao ser aberto, o forno demora para voltar à temperatura ideal, fazendo com que se utilize mais gás para o prato ficar pronto

Mantenha o fogão limpo – se a chama estiver laranja ou amarelada, é sinal de que as bocas estão sujas ou não estão funcionando adequadamente, o que reflete no maior uso de gás

Tampe as panelas – dessa forma, o calor não se dispersa e se aproveita melhor a chama, deixando o cozimento mais rápido

Corte os alimentos em pedaços menores – quanto menor o tamanho, menos tempo o alimento levará para cozinhar 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 18 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/