Segunda, 29 Novembro 2021

Pão pita

Fadia CheaitoPão caseiro

Pão pita

Também conhecido como pão sírio ou pão árabe 

Pão Pita (Foto: Divulgação)

Hoje a minha dica é uma receita de pão pita, também conhecido como pão sírio ou pão árabe. É acompanhamento indispensável do babaganush e do homuns e também é ingrediente essencial do beirute, todos da cozinha árabe.

É muito importante aguardar os tempos necessários para a massa descansar, antes e depois de sovar, e no final, depois que dividimos a massa em bolinhas, para formar os pães. Por isso, leva um pouco mais de tempo para preparar. Mas, acredite, o resultado vale muito a pena! Vamos aprender?

Ingredientes
500 gramas (3 ⅓ xícaras) de farinha de trigo

300 gramas (1 ⅓ xícara) de água filtrada (60%)

25 gramas (2 colheres de sopa) de azeite (5%)

10 gramas (½ colher de sopa) de sal de cozinha (2%)

5 gramas (½ sachê de 10 gramas) de fermento biológico seco

Modo de preparo
Em uma tigela, adicione a farinha de trigo, o sal (dá uma colher de sopa não muito cheia) e as 5 gramas de fermento biológico seco. Não adicione o fermento diretamente sobre o sal, para evitar que ele perca força. Misture os ingredientes sólidos.

Depois, vamos adicionar os líquidos: o azeite de oliva (se quiser, pode usar outro óleo vegetal, mas o sabor do azeite é incomparável) e a água filtrada (caso esteja muito calor, use água gelada, se estiver frio, use água morna). Misture com uma colher, até onde conseguir, depois vamos usar as mãos. Você também pode sovar essa massa em uma batedeira planetária com gancho. Neste caso, sempre use água gelada e não bata mais do que 10 minutos, em velocidade média.

Cubra e aguarde 10 minutos, antes de começar a sovar. Com essa pausa, a farinha consegue absorver melhor a água e já fica mais elástica. Depois de sovar, cubra a massa e deixe fermentar até dobrar de tamanho.

Faça bolinhas (em média de 50 gramas) e deixe descansar coberto, por mais 30 minutos. Agora e só abrir a massa, com ajuda de um rolo, e colocar na frigideira até dourar dos dois lados.

Para mais informações sobre a colunista e chef, acesse:
https://www.instagram.com/fadiacheaitooficial/
https://www.instagram.com/sheikeculinariaarabe/


 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Novembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/