Quinta, 27 Janeiro 2022

Mais legumes, frutas e vegetais

Clube GourmetSaudável

Mais legumes, frutas e vegetais

Muitas crianças, e até mesmo adultos, têm dificuldade de se alimentar corretamente por não gostar do paladar desses alimentos 

(Foto: Pexels/ Magda Eehlers)

Hoje em dia, muitas pessoas têm conhecimento sobre o fato de que legumes, frutas e vegetais devem compor grande parte da nossa alimentação diária, pelos benefícios que proporcionam à saúde. No entanto, muitas crianças, e até mesmo adultos, têm dificuldade de se alimentar corretamente por não gostar do paladar desses alimentos.

Segundo a farmacêutica Roberta Travassos Gomes, especialista em farmacoterapia, nutrição esportiva e ortomolecular, é importante promover mudanças na dieta alimentar, para criar o hábito de ingerir esses alimentos.

"O alimento é base de tudo. A gente tem que ir trabalhando o paladar, melhorar a questão sensorial e passar a enxergar o alimento com outros olhos. Começa aos pouquinhos, vamos juntando esses alimentos àqueles que já somos acostumados a comer, e reduzindo os alimentos que fazem mal à saúde", explica a especialista.

Se a mudança de hábitos não for suficiente, um profissional pode acompanhar esses casos e administrar complementos em cápsulas, os chamados "nutracêuticos", como o extrato de tomate concentrado, o brócolis concentrado e a cenoura concentrada, por exemplo, que equivalem a quantidades grandes desses alimentos.

"O brocolinol, por exemplo, cápsula com extrato concentrado de brócolis, equivale à ingestão de quilos de brócolis. É rico em substâncias com uma potente ação antioxidante, que desinflama o organismo e é importante no processo de detoxificação hepática, estimulando a eliminação de substâncias indesejáveis para o nosso corpo, decorrentes da má alimentação", explica Roberta Travassos Gomes.

O mais importante é que precisamos ingerir os micronutrientes provenientes de vegetais, frutas e legumes. "Caso contrário ocorre a deficiência nutricional, o que pode gerar doenças", adverte.

E, como tudo começa com a mudança de hábitos, a especialista Roberta Travassos Gomes compartilhou com o Clube Gourmet uma receita inspirada em criação da chef Rita Lobo, para estimular aqueles que realmente não gostam e não conseguem consumir vegetais e legumes. Não custa tentar, certo?

Picadinho oriental vegetariano

Ingredientes

1 abobrinha

1 pimentão vermelho

200 g de cogumelo paris

1 pimenta dedo-de-moça

1 cebola roxa

3 dentes de alho

1 pedaço de gengibre (cerca de 2 cm)

4 talos de cebolinha

½ xícara (chá) de amendoim torrado, sem pele

1 colher (sopa) de vinagre de arroz

½ xícara (chá) de shoyu

2 colheres (sopa) de amido de milho

½ xícara (chá) de água

2 colheres (sopa) de óleo

1 colher (sopa) de óleo de gergelim torrado (opcional)

Modo de preparo

Corte a abobrinha ao meio, no sentido do comprimento, retire as pontas e fatie em meias-luas não muito finas. Descarte as sementes e corte o pimentão em quadrados médios. Fatie fininho os talos de cebolinha. Corte a pimenta ao meio, no sentido do comprimento, e fatie fino cada uma das metades. Corte cada cogumelo em 3 fatias ou 4. Num pilão, soque o amendoim até formar uma farofa grossa. Reserve.

Corte a cebola em cubos médios e o alho em tiras finas. Rale o gengibre ou pique bem fininho.

Leve ao fogo médio uma panela wok ou uma frigideira grande. Enquanto isso, numa tigela, coloque a água e misture o amido de milho até dissolver.

Quando a frigideira estiver quente, regue com 1 colher (sopa) de óleo e refogue os cubos de cebola e pimentão por 2 minutos. Junte o alho, o gengibre, a pimenta e misture. Refogue por mais 1 minuto. Junte a abobrinha e o cogumelo, misture bem e deixe cozinhar por 2 minutos, até dar uma leve bronzeada (a ideia é que fiquem bem crocantes).

Regue com o shoyu e misture bem. Junte o vinagre e o amido dissolvido em água. Mexa bem até formar um molho grosso, por 2 minutos. Desligue o fogo, acrescente o óleo de gergelim e misture. Salpique a farofa de amendoim e as fatias de cebolinha. Sirva em seguida, com arroz branco. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 27 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/