Arroz e Feijão
A famosa combinação de arroz e feijão é muito popular e presente na mesa dos brasileiros. Mas ainda falta muita informação sobre a base da nossa refeição diária, já que há muitos mitos e verdades relacionados à mistura que muitos desconhecem. Será que consumir diariamente engorda? O arroz integral não engorda? Arroz e feijão realmente se complementam?
O arroz, segundo a nutricionista Márcia Rosalen, de Americana, é fonte de carboidrato, vitaminas, principalmente do complexo B, sais minerais e fibras. Já o feijão é riquíssimo em proteína, vitaminas (sobretudo do complexo B), fibras e aminoácidos essenciais. A especialista fez uma lista sobre os mitos e verdades que envolvem os dois, vamos conferir:
Comer a mistura arroz e feijão todos os dias engorda?
Mito. Existe esse mito por causa da quantidade de arroz e feijão consumidas nas refeições. O segredo é comer a quantidade correta, prescrita, por exemplo, por nutricionista, para que o consumo não interfira na quantidade calórica da dieta indicada pelo profissional. Cada pessoa tem a quantidade correta a ser consumida de arroz e feijão, e para não errar, o segredo é pesar numa balança cada um. A combinação, numa dieta balanceada, não contribui para o ganho de peso.
Arroz integral engorda menos que o arroz branco?
Mito. Em termos de quantidade de calorias, há pouca diferença entre os dois. Mas o arroz integral tem uma quantidade maior de fibras, o que provoca mais saciedade.
Precisam ser consumidos juntos para se obter a quantidade de proteína necessária ao dia?
Mito. Você pode comer só arroz, ou somente feijão, separadamente, que você vai ter o aporte proteico necessário na dieta do dia, desde que combinados com outros alimentos proteicos.
Arroz e feijão se complementam?
Verdade. Por exemplo, porque estaremos ingerindo todos os aminoácidos essenciais que nosso corpo precisa. Um é rico num determinado tipo de aminoácido e o outro é pobre, mas, ao se ingerir os dois juntos, completamos essa carga necessária. Também se complementam na quantidade de nutrientes.
Feijão provoca gases?
Verdade. Para se evitar esse efeito, deve ser colocado de molho e trocar essa água ao menos três vezes, antes de cozinhá-lo.
Todos os feijões são fontes de ferro e devem ser consumidos diariamente?
Verdade. O Guia Alimentar do Ministério da Saúde indica o consumo de feijão diariamente, podendo variar com outros tipos de feijões, além de vagem, grão-de-bico, lentilha, ervilha e soja, por exemplo.