Sábado, 13 Agosto 2022

Organização: Para sair do arroz com feijão

Clube GourmetAlimentação

Organização: Para sair do arroz com feijão

Há formas de você se organizar e adiantar os preparos cada vez que vai à cozinha, nos dias de folga 

Com a correria do dia a dia, a principal reclamação de quem trabalha fora o dia todo, ou mesmo em home office, é preparar almoço e jantar diariamente. Não é tarefa fácil.

Mas há formas de você se organizar e adiantar os preparos cada vez que vai à cozinha, nos dias de folga. E, segundo a chef Fadia Cheaito, colunista do Clube Gourmet e proprietária do restaurante Sheike Culinária Árabe, tudo isso sem ficar o dia todo na cozinha.

Também há dicas preciosas de publicações especializadas em gastronomia. Confira!

É possível se organizar para conseguir sair do básico arroz com feijão durante a semana sem ter de ficar muito tempo na cozinha?

Fádia Cheaito - Sim, é possível. Com algumas horinhas do dia de folga, você consegue planejar a refeição da semana toda fazendo, por exemplo, legumes cozido em quantidade maior para porcionar e congelar. Hoje, encontramos excelentes embalagens que mantém ótima a qualidade para alimentos congelados. O trabalho de cozinhar um cenoura ou 10 é o mesmo, então, melhor cozinhar 10 para ter cenoura o mês todo. E isso se encaixa para todos os itens: fez arroz, em vez de fazer uma xícara, faça 4, porcione e congele, e assim por diante. Quando você ver, vai ter várias opções já porcionadas e congeladas.


Quais suas principais dicas para mudar um pouco o cardápio do dia a dia sem se sobrecarregar de tarefas?


A dica é sempre optar por itens de cocção rápida, por exemplo: massa fresca; legumes assados ou feitos na frigideira; filés; lentilha; grão de bico em lata; legumes primavera congelados; frango assado, uma ótima opção para congelar; assim como carnes ao molho, peixes em geral, super rápido o preparo. Existe uma imensidão de possibilidades.


Pode dar uma sugestão de cardápio prático e ao mesmo tempo elaborado para uma semana, para os leitores?

Com certeza! Minha sugestão: massa fresca com funghi seco; filé de frango com gorgonzola e arroz branco cremoso com cenoura ralada; carne de panela com batatas e arroz biro-biro ; escondinho de brócolis; legumes na manteiga com kibe de forno, isca de carne com requeijão, arroz branco e batatas ao murro e bisteca suína com suco de laranja, arroz verde e couve refogada. Há excelentes receitas na internet e cada um escolhe o quer fazer para cada dia da semana.

Mais dicas

Ao cozinhar um peito de frango com osso, assim como carnes como músculo, peixes e vegetais, caso não vá usar o caldo para o preparo que pensou, guarde-o em potes de plástico e congele. Fazendo isso, você já terá na geladeira uma boa base para risotos, sopas, ensopados, pratos com molho e outros.

E, claro, reaproveite as sobras de pratos prontos. As carnes que sobram de um churrasco, por exemplo, podem ser transformadas num belo cozido com legumes, ou num arroz mais incrementado. O importante é abusar da imaginação!

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/