Sexta, 19 Agosto 2022

Outono com saladas

Clube GourmetVegetais

Outono com saladas

A chef Talita Rose Ferreira, gastróloga e proprietária dos restaurantes Les Deux e L'entrecote de Paris, nos ajudou com dicas e sugestões.  

(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

Já estamos no Outono, no entanto, com a diminuição das chuvas e o tempo seco, as temperaturas têm se mantido altas, o que pede uma alimentação mais leve. E por que não explorar as maneiras diferentes de se preparar a salada do dia a dia, para criarmos opções diferentes e saborosas, com ingredientes frescos?

A chef Talita Rose Ferreira, gastróloga e proprietária dos restaurantes Les Deux e L'entrecote de Paris, nos ajudou com dicas e sugestões. Segundo Talita, com criatividade podemos montar saladas com os ingredientes que desejarmos e preparar refeições completas.

Para começar, nem só de alface e rúcula se faz uma boa salada, conforme a chef. "Existem diversas folhas que ficam deliciosas quando adicionadas ao menu de saladas. Acelga e repolho ficam deliciosos crus, à moda oriental, com gengibre, cenoura ralada, tomate cereja temperados com limão, óleo de gergelim e shoyo. Também ficam saborosos levemente grelhados, com alho e tomates confitados. Escarola, ou chicória, é muito saborosa crua, principalmente com pedaços de bacon crocantes e croutons", orienta.

Outra opção é a couve. Quando cortada finamente e servida crua, segundo a chef, é muito saborosa."Basta um bom tempero simples, com sal, azeite e um vinagre de maçã".

O tomate também é bem-vindo à salada, sobretudo se preparado de forma diferente, informa Talita Ferreira. "Podemos temperá-lo com molho pesto e adicionar muçarela de búfala, ou sair do trivial e optar pelo tomate assado. Podemos fazer uma farofa de soja crocante, ou uma granola salgada, rechear os tomates, finalizando com queijo parmesão e gratinando no forno".

Os legumes também ajudam a compor ótimas opções de salada. "Um exemplo é a Salada Waldof, que tem como base a maçã verde. Para um toque especial, acrescentamos salsão e temperamos com molho leve de iogurte e maionese. Outra dica é a Salada Niçoise, composta de vagem, tomates, azeitonas pretas, ovos cozidos, cebola e atum como a proteína", finaliza Talita.

Outros ingredientes e molhos

Os filés de frango e bovino grelhados, cortados em tiras, além de cogumelos, para uma opção vegana ou vegetariana, são excelentes para complementar e enriquecer as saladas, de acordo com a chef Talita Ferreira. "Não podemos esquecer das frutas, que ficam maravilhosas quando misturadas com ingredientes salgados: manga, abacaxi, morango ou qualquer outra. Além dos grãos, que dão uma crocância e têm todo um poder nutricional para enriquecer a salada".

E, para temperar, Talita sugere 3 tipos de molhos: pesto, à base de manjericão e azeite, que vai bem com tomate, queijos e saladas de base de massas; molho de mostarda e mel, com folhas, saladas de batata e carpaccio, além de molho de iogurte e hortelã, refrescante, que combina com tomates e pepinos. 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/