Quarta, 26 Janeiro 2022

Pão caseiro

Clube GourmetComida caseira

Pão caseiro

 A pandemia de Covid-19 reforçou a preocupação de muitas pessoas com a saúde, sobretudo na alimentação

(Foto: Pexels/ Marta Dzedyshko)

A pandemia de Covid-19 reforçou a preocupação de muitas pessoas com a saúde, sobretudo na alimentação. Muitas, inclusive, aprenderam a fazer pães artesanais e criaram o hábito de consumí-los, em substituição ao pão de padaria ou integral, comprado no mercado. E esta é uma mudança importante, na avaliação do chef Roberto Escudeiro, gastrólogo, pós-graduado em Docência no Ensino Superior, docente do Senac São Paulo e ProChef I pelo Institute of America.

"Obviamente que a pessoa produzir o seu próprio alimento é sempre muito válido, o fato de ter uma relação com a produção e conhecer mais o que se está consumindo é muito importante para a conscientização sobre uma alimentação mais saudável", acredita.

Um produto artesanal, segundo Escudeiro, é aquele produzido de acordo com os processos artesanais, sem tanta influência de outros fatores. "Um exemplo é o uso de maquinários e substâncias, como melhoradores e compostos que visam otimizar a produção de um produto".

E na preparação do pão caseiro ou artesanal, o tempo de desenvolvimento do pão é respeitado em cada uma de suas etapas de produção, diferentemente da indústria, que precisa otimizar e dar celeridade à produção.

"Para que um pão possa fermentar e crescer de uma forma saudável, respeitando as transformações químicas presentes no alimento, ele necessita de tempo para que tudo isso aconteça de forma correta. Neste período, também temos as ativações das enzimas e suas transformações químicas. Respeitando o tempo de desenvolvimento, teremos um pão com uma estrutura melhor, com uma fermentação completa e mais digestivo", esclarece.

Segundo o chef, é possível produzir pães caseiros sem a necessidade de sova, mas o tempo de "descanso" é sempre necessário, para que todos os processos descritos aconteçam de forma saudável, principalmente a fermentação. O tempo pode variar de 20 minutos a até oito horas. No entanto, Roberto Escudeiro compartilhou com o Clube Gourmet uma receita que atende nossa necessidade de praticidade. Vamos lá:

Pão caseiro sem sova

Ingredientes

300 gramas de farinha de trigo

6 gramas de fermento biológico seco

50 gramas de manteiga (ponto de pomada)

1 ovo

180 ml de leite

15 gramas de açúcar

3 gramas de sal

Modo de preparo

Misture a farinha, o sal e o açúcar. Reserve. E uma tigela, adicione o ovo, o leite e o fermento e misture. Em seguida, adicione a manteiga. Misture novamente.

Acrescente, aos poucos, a farinha na mistura liquida e vá dando o ponto. Misture bem até ficar uma massa homogênea e sem "grumos". Deixe fermentar por 25 minutos.

Coloque em uma forma de pão untada com óleo e farinha de trigo e asse entre 170 a 180 graus por 35 minutos ou até assar por completo, conforme o forno. Após retirar do forno, deixe esfriar e desenforme. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 26 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/